Sua vida está mais entediante que um looping infinito de celular brickado? Sente-se gastando muita energia, fazendo movimento mas sem deslocamento? Tenha calma! pois “os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas, como águias. Correrão e não se cansarão. Caminharão e não se fadigarão.” (Is 40,31) Saiba como acolher as visitas de Deus, no agora de sua vida, seja no tédio ou seja na agitação. Boa leitura!
Deus é amor e nos visita constantemente. E, para demonstrar esse amor, Ele se aproxima de nós. Sua “visita” não é uma visita que interfere, mas uma presença “educada” que respeita os limites. Deus respeita a nossa liberdade e deixa-nos livres para fazer o fazer o convite. “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo” (Apocalipse 3, 20).
No livro “O Pequeno Príncipe” (Le Petit Prince) que é uma obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943, existe uma frase muito interessante, onde e narrada a alegria do coração daquele(a) que espera a chegada de alguém especial: “[Diz a Rosa: ‘Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar meu coração… É preciso que haja um ritual.’”
Um ritual não é algo mecânico, mas um conjunto de ações intencionais com profundo carácter comunicativo. O rito cotidiano do cristão é o amor a Deus e ao próximo como Jesus nos amou ao ponto de entregar sua vida cruz.
Jesus voltará! Essa uma promessa narrada a nos evangelhos: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o final dos tempos (Mt 28, 20). Jesus voltará pela segunda e definitiva vez. Portanto, Jesus quer nos visitar e, mais: quer levar todos – aqueles que quiserem – para a Sua morada.
- Mas, hoje, exatamente agora, você é capaz de perceber a “visita de Deus” em sua vida?
- E como seu coração esta diante presença sobrenatural?
- Você consegue dar nome ao que ou a quem hoje e uma visita de Deus em sua vida?
Talvez, você mulher esteja sentindo-se muito alegre com seu namoro, ou você homem esteja com o coração irradiante diante de um discernimento vocacional na vida sacerdotal ou, quem sabe, você esteja se sentindo triste porque sua mãe está enferma e passando por uma cirurgia, mas saiba: tudo é Providência Divina. É por meio dos fatos cotidianos, das pessoas ou da oração, que Deus se faz presente e se comunica a nós o tempo todo.
Que, neste dia, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, você possa perceber a visita de Deus onde quer que você esteja e, de modo especial, você possa visitá-Lo nos sacramentos ou na capela mais próxima. Como diz aquela música: “basta abrir o coração e Ele agirá”. Faça o convite, repita comigo: fica conosco, Senhor!
Nota: Aproveite o tempo. Procure ter uma oração constante – ao ritmo da vida – e, para te ajudar, ouça agora a pregação: “Fica conosco, Senhor” realizada por Monsenhor Jonas Abib, na Comunidade Canção Nova em 29/05/2005. Se preferir, baixe em MP3
Que Deus nos abençoe.
Até a próxima.
Cleber Rodrigues
Comunidade Canção Nova