“O Senhor Deus enxugará as lágrimas dos olhos de todos” (cf Isaías 25,8)


O nosso tema formativo de hoje é depressão. O que é? Como superar? Quais as causas?
Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que em 2030 a depressão poderá se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. A coisa é seria! Vivemos num mundo recheado de entretenimento, mas mesmo assim: corremos o risco de experimentarmos um vazio existencial muito grande. Paradoxalmente: quanto mais coisas são inventadas para facilitar nossa vida, por meio da tecnologia, mais enfraquecidos humanamente corremos o risco de nos tornar. Já ouviu a expressão de que “a depressão é o mal do século”? Seria porque o homem aprendeu a olhar para as telas e desaprendeu a olhar para dentro de si?  Será que uma retomada importante seria separa momentos para ouvir os apelos de seu próprio coração? Como a espiritualidade pode ajudar neste processo?

Ouça abaixo uma pregação do Monsenhor Jonas Abib sobre a depressão e descubra a importância da adoração diante deste dilema.

Adorar mesmo em depressão

No fundo a depressão é como a vertigem, o desmaio. O que acontece no desmaio é que o organismo não aguenta e leva a pessoa ao desmaio. A depressão é exatamente isso, a pessoa sofre tanto no seu psicológico conscientemente ou não, vive uma pressão tamanha sobre ela que acaba entrando em depressão.

Se preferir, baixe em MP3

Mas é terrível porque nessa enfermidade a pessoa continua vendo tudo, a vida continua, mas ela não consegue reagir. A receita para sair da depressão é: mesmo nela adorar a Deus. A receita maravilhosa para sair da depressão é adorar a Deus. Adoramos a Deus em espírito e verdade, muitas vezes no problema, no desespero, na hora que não aguentamos mais.

O fato é se render diante de Deus na sua verdade, mesmo na falta de vontade em estar com o Senhor. Depressão é dor da alma, por isso neste momento se renda a Deus. Adoração é rendição, não é preciso palavras. Entregue-se no lugar certo, pula para Deus, no colo de Deus e não para o nada.

Rendendo-se a Deus fique n’Ele, não no nada. Durante a depressão existe a vontade de ficar no nada, mas fique em Deus. Achamos que na adoração precisamos falar com Deus, mas o real valor é adorar a Deus em espírito e verdade, mesmo sem nenhum sentimento. Deixe Deus abraçar você e abrace Deus no seu nada. Aproveite que você está como um pozinho de depressão e abrace Deus Pai. Dessa forma,o nada abraça o Tudo e é certo que o Tudo transforma o nada para que ele saia do nada e tudo se faça novo.

Temos que adorar na realidade da nossa vida.Não espere chegar a dor da alma para se entregar ao Senhor. Não espere entrar em depressão para que Ele tire mais da ruindade que existe em você. Deus Pai usa a oficina da vida para nos quebrar, burilar e depois lixar para que fiquemos lindos. Não meça sua vida pelo conforto do momento presente, pode ser que você esteja no maior desconforto agora, mas Deus está agindo em você e o tornando imagem e semelhança d’Ele. Não perca esse momento, não perca tempo.

Ou você deixa todos os “quilos de orgulho” nesta terra, queimados nesta terra ou não vai entrar no céu. Não há outra vida, só a vida eterna. É para isso que temos de adorar ao Senhor agora, para entrar em sintonia com Ele.

(Fonte)


 Ajude: Qual mensagem de apoio você diria para alguém que está em depressão? Escreva abaixo.