A sexualidade é para a santidade e não para a imoralidade. O caso de incesto já é imoral entre os pagãos, imagina entre os cristãos… é inadmissível! Contamina.
“Não se justifica essa vanglória! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda?”
A coisa era muito séria e os coríntios perdiam tempo discutindo quem era de quem. Paulo então abre seus olhos para o escândalo que cresce no meio da comunidade. Aquele homem que vivia com a madrasta como sua mulher, participava da comunidade, ia à Missa normalmente como se tudo estivesse certo, mas não estava. O apóstolo alerta para essa realidade da contaminação, do contágio que aquele pecado pode gerar na comunidade cristã. Se fosse entre pagãos, ele não seria julgado pelos irmãos da fé, mas ele é de dentro, e não pode agir assim, não pode permanecer assim. Ou se converte, ou tem que sair. Caso contrário, a comunidade corre o risco de ser destruída.
Veja a exortação do apóstolo:
“Jogai fora o velho fermento, para que sejais uma massa nova, já que sois ázimos, sem fermento.”
“Na carta que vos escrevi, recomendei que não tenhais convivência com pessoas dadas a prostituição. Não me referia aos libertinos deste mundo, nem aos ambiciosos, os ladrões, nem aos idólatras em geral, pois, neste caso, teríeis que sair do mundo! Escrevi-vos que não tenhais convivência apenas no caso em que se chame de irmão tal libertino, ambicioso, idólatra, provocador, beberrão ou ladrão. Com tal pessoa nem se deve tomar refeição. Iria eu julgar os de fora? Não se trata antes de vós mesmos julgar os de dentro? Os de fora é Deus quem os julgará. Tirai o mal do meio de vós.”
Leia o trecho em I Cor 5
Na Bíblia CNBB, página 1403-1404
Título: O caso do incestuoso
Ordens
I Cor 5, 7A.9-13
“Jogai fora o velho fermento, para que sejais uma massa nova, já que sois ázimos, sem fermento.”
“Na carta que vos escrevi, recomendei que não tenhais convivência com pessoas dadas à prostituição. Não me referia aos libertinos deste mundo nem aos ambiciosos, os ladrões, nem aos idólatras em geral, pois, neste caso, teríeis que sair do mundo! Escrevi-vos que não tenhais convivência apenas no caso em que se chame de irmão tal libertino, ambicioso, idólatra, provocador, beberrão ou ladrão. Com tal pessoa nem se deve tomar refeição. Iria eu julgar os de fora? Não se trata antes de vós mesmos julgar os de dentro? Os de fora é Deus quem os julgará. Tirai o mal do meio de vós.”
Princípios Eternos
I Cor 5,7b-8
“De fato, nosso cordeiro pascal, Cristo, foi imolado. Assim, celebramos a festa não com o velho fermento nem com o fermento da maldade ou da iniquidade, mas com os pães ázimos da serenidade e da verdade.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Há pecados que são autopunitivos e autoexclusores assim como o incesto. Não posso permitir isso em minha vida nem na vida dos meus irmãos.
Como colocar isso em prática?
Orando e exortando.