1ª Carta de São João > Leitura #13

Orar pelos pecadores

Porque a igreja manda orar pelos pecadores? Porque a salvação de muitos depende de nossa intercessão. Um dia, a oração de outros me alcançou!

Créditos: by Getty images / Tinnakorn Jorruang

Orar pelos pecadores é uma orientação antiga da igreja como lemos hoje na carta de São João e que faz com que vivamos também neste aspecto a caridade Cristã.

Quando oramos, falamos com Deus, e quando oramos pelos outros, entramos em combate contra os espíritos que vagam nos ares. (Cf Ef 6). Entramos em combate em favor dos outros, sobretudo os pecadores.

O grande pecado mortal é a Idolatria, porque vai negar justamente a Jesus como Senhor, a Deus como criador, ao Espírito Santo como santificador. É pecado contra o primeiro e mais importante de todos os mandamentos: Amar a Deus!

Mas existem mais pecados mortais e não podemos cair neles, porque são mortais. Graças a Deus, podemos nos aproximar com confiança para pedir perdão pois ele mesmo nos orientou a fazê-lo. (Cf 1 Jo 1, 9).

Mas haviam aqueles que abandonavam a fé, voltando ao paganismo, inventando seitas e desviando irmãos do caminho de Deus. São João afirma que quem é de Deus é gerado por ele, isso é, não é improviso. Deus gera seus filhos no poder de seu Espírito, pela Igreja, na fidelidade a palavra, na vivência comunitária… Esses conhecem a verdade, esses não pecam “pela Idolatria”, esses são de Deus e não jazem sob o poder do Maligno.

Preciso orar pelos pecadores sabendo que eu também sou um pecador e se não cai em pecado grave, não foi por meus méritos, mas por pura graça de Deus!

Leia o trecho em 1 Jo 5, 14-21

Na Bíblia cnbb página 1509

Título: Pós-escrito. Esclarecimento sobre os pecados

Promessas

1 João 5,14-15

E esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo coma sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.”

Ordens

1 João 5,16.21

Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele ore a Deus dará a vida ao irmão; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte.”

Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”

Princípios eternos

1 João 5,17-20

Toda injustiça é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte.

Sabemos que todo aquele que é gerado de Deus não peca; ao contrário, aquele que foi gerado de Deus, ele o guarda, e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência, para conhecermos aquele que é o verdadeiro. E nós estamos no verdadeiro, quando estamos em seu filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Orar pelos pecadores, mas há pecados que conduzem à morte, pecados mortais! Esse tipo de pecado não basta oração… é preciso confessar! O pecado é iniquidade, mas tem pecado pior que outro.

Como posso colocar em prática?

Nas minhas orações lembrar-me sempre dos pecadores, pedir perdão por eles. Rever-me para ver se eu não sou um desses que estão em pecado mortal e precisam de conversão… Sim, eu preciso me confessar, pois aqueles que foram gerados de Deus vencem o mundo e o mundo está sob o poder do Maligno.