1ª Carta de São João > Leitura #11

Uma fé capaz de vencer o mundo

Uma é capaz de vencer o mundo só pode ter uma raiz, e não é humana… Quando transcendemos, experimentamos o que parecia impossível.

Quem é vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

Créditos: by Getty images /mikdam

Quem crê firmemente em Jesus Cristo possui uma fé capaz de vencer o mundo, como Jesus venceu.

Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé”.

Crer, então faz toda a diferença. Mas não é qualquer fé não, não é uma ‘fezinha’. Vai além, transcende, vem de Deus, de um relacionamento com Ele, de uma experiência de salvação, de um verdadeiro encontro com uma pessoa viva e que gera vida. Só quem viveu este encontro crê com uma fé assim.

No entanto, essa experiência está ao nosso alcance pois Deus mesmo a quer nos dar. É ele quem organiza, promove, realiza esse encontro. Nosso trabalho é aceitar o convite e nos deixar conduzir por ele.

Quando vivemos o amor de Deus em nossa vida, quando o sentimos penetrando e dando sentido a toda nossa existência todas as realidades que conhecemos ganham novo e verdadeiro sentido. Assim podemos amar a Deus e amaremos tudo o que vem de Deus, na mesma medida em que rejeitaremos tudo o que não vem dele, travando assim uma batalha com o pensamento e sentimento mundano e vencendo o mundo pela nossa fé.

No tempo dessa carta, alguns pregadores falavam de Deus mas negavam Jesus e isso é incompatível com a verdade, pois Jesus é o Filho de Deus. Assim o Apóstolo nos ensina:

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo foi gerado de Deus, e quem ama aquele que gerou, amará também aquele que dele foi gerado.”

Podemos testemunhar que amamos a Deus observando seus mandamentos, sendo-lhe fiéis, realizando a sua vontade, sendo seus imitadores, sendo como Jesus Cristo, sendo Cristãos autênticos.

Leia o trecho em 1 Jo 5, 1-5

Na Bíblia cnbb página 1508-1509

Título: A fé vence o mundo

Princípios Eternos

1 João 5,1-5

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo foi gerado de Deus, e quem ama aquele que gerou, amará também aquele que dele foi gerado. Este é o nosso critério para saber que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e pomos em prática os seus mandamentos. Pois amar a Deus consiste nisto: que observemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo aquele que foi gerado de Deus, vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

Como posso colocar em prática?

Permanecer em Deus, buscando cada dia uma intimidade com ele, pela palavra, na santa missa, na oração pessoal…