1ª Carta de São João segunda vez > Leitura #16

Jesus Cristo é maior que tudo

Jesus Cristo é maior que tudo, afinal, quem é vencedor da morte? Graças a Ele, toda esperança tem sentido e finalidade, não cremos em uma ilusão.

Filhinhos vós sois de Deus e vencestes os que são do anticristo. Pois em vós está aquele que é maior do que aquele que está no mundo.”

Wesley Almeida / cancaonova.com

Temos a força para vencer o mundo dentro de nós, “pois em vós está quem é maior do que aquele que está no mundo”. E ele nos enche do seu amor se permanecermos nele e assim nos tornamos semelhantes a ele pelo amor e no amor a Deus e aos irmãos. E porque precisamos vencer o mundo? Porque se não o vencemos, ou seja, vivermos nele da maneira de Deus e não do comum das pessoas, não tomaremos posse da nossa herança no céu, na eternidade. O vínculo dessa graça é o amor. Sem ele não venceremos o mundo, não amaremos os irmãos, não permaneceremos em Deus.

Leia o trecho em 1 Jo 4 segunda vez

Na Bíblia cnbb página 1508

Título: Discernimento dos Espíritos; O amor vem de Deus; Deus é amor. Ele nos amou primeiro.

Promessas

1 João 4,12

Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e seu amor em nós é plenamente realizado.”

Ordens

1 João 4,1.7.11.21

Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo”

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus”.

Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.”

Este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.”

Princípios eternos

João 4,2-6.8-10.13-16a.16b-20

Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: de Deus é todo espírito que confessa que Jesus veio na carne. E todo espírito que se recusa a professar Jesus Cristo não é de Deus: é do Anticristo.

Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.

Filhinhos vós sois de Deus e vencestes os que são do mundo. Pois em vós está aquele que é maior do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo por isso agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvido. Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus escuta-nos, e quem não é de Deus não nos escuta. Nisto nós distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu filho único ao mundo para que tenhamos a vida por meio dele. Nisto consiste o amor: Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados.”

A prova de que permanecemos nele, e ele em nós, é que ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos, e damos testemunho: o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que professa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. E nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco.”

Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele. Nisto de realiza plenamente seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois assim como é Jesus, somos também nós neste mundo. No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica em castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser ‘amo a Deus’, mas odeia o seu irmão é um mentiroso; pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele”.

É esta a força para vencer o mundo: aquele que está em nós! E quem é ele senão o amor que é o próprio Deus?

Como posso colocar em prática?

Adoração… Busca da intimidade com o Senhor na adoração… só eu e ele.