1ª Carta de São João > Leitura #10

Deus é amor

Deus é amor, mas supera todo amor humano que conhecemos… O amor puramente humano é muito limitado como a nossa natureza. Ele mostrou que o amor é uma pessoa.

Créditos: by Getty images / PixelsEffect

Quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.”

É a verdade da palavra de Deus que nos é anunciada: Deus é amor e não há como ser de Deus plenamente e cultivar em meu coração sentimentos ofensivos ao amor. Somente permanecendo no amor se permanece em Deus, e permanecendo em Deus se tem amor para dar. Não é uma coisa que se improvisa ou que se encena… Tem que ser vivido, tem que ser experimentado.

E para que o amor seja perfeito em nós, para que ele se realize plenamente, precisamos ser imitadores de Deus na sua essência, o amor.

Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento, pois assim como é Jesus, somos também nós neste mundo.”

Neste mundo os cristãos são a face do amor de Jesus. Somos nós, eu e você, chamados a amar-nos us aos outros, concretamente e não só com palavras.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser ‘amo a Deus’, mas odeia o seu irmão é um mentiroso; pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.”

Eu quero permanecer em Deus, permanecer no amor. Ajuda-me Jesus, com a sua graça. Manda sobre mim o seu Espírito Santo…

Leia o trecho em 1 Jo 4, 16B-21

Na Bíblia cnbb página 1508

Título: Deus é amor. E ele nos amou primeiro

Ordens

1 João 4, 21

Este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.”

Princípios eternos

1 João 4, 16b-20

Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele. Nisto de realiza plenamente seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois assim como é Jesus, somos também nós neste mundo. No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica em castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser ‘amo a Deus’, mas odeia o seu irmão é um mentiroso; pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

No amor não há temor.

Como posso colocar em prática?

Buscar o amor de Deus, e orar para que minha confiança nele seja inabalável. É permanecendo firme na fé e nas práticas de oração que serei fortalecido no amor.