1ª Carta de São João > Leitura #1

Deus é Luz

Muitas pessoas acreditam que Deus é luz, mas nem todo mundo sabe que essa característica de Deus é sinônimo de santidade e incompatibilidade com as trevas.

A mensagem que Dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas.”

Créditos: by Getty images / Xurzon

 

Deus é luz e nele não há trevas, não há nenhum resquício de trevas. Significa dizer que ele é santo e nele não pode haver pecado, tal é a sua santidade, a sua pureza. Para aqueles que reconhecem ser pecadores a salvação chegou. A beleza da misericórdia de Deus ultrapassa nossa capacidade de julgamento e nos abre as portas para a purificação.

Reconhecer os pecados

Quando o coração se fecha para esta verdade, permanecemos em nossos pecados e na consequência deles, mas, se reconhecermos nossos pecados, Deus está pronto para nos perdoar.

Poderia haver notícia melhor ao começarmos a ler a palavra de Deus?

Quem reconhece a própria condição de pecador, tem nesta palavra a esperança que dá forças para lutar contra todo pecado e a coragem para procurar a reconciliação com Deus.

Leia o trecho em I Jo 1

Na Bíblia cnbb página 1505

Título: A palavra da vida / Deus é luz / Nós somos pecadores

Promessas

1 Jo 1,9

Se reconhecermos os nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Princípios Eternos

1 Jo 1,5-8.10

A mensagem que dele temos ouvido e vos anunciamos e esta: Deus é luz e nele não há trevas. Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas caminhamos nas trevas, estamos mentindo e não praticamos a verdade.

Mas, se caminhamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo pecado.

Se dissermos que não temos pecado, estamos enganando a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está em nós.

Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

1 Jo 1,9

Se reconhecermos os nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Eu preciso reconhecer diante de Deus os meus pecados, para receber a graça desta promessa.

Como posso colocar em prática?

Vou procurar um sacerdote para me confessar.