Levar as questões internas da Igreja e colocar sob o juízo de quem não entende nada sobre a nossa fé é uma prova de imaturidade. Roupa suja se lava em casa.
“Aliás, já é uma grande falta haver processos entre vós. Por que não tolerais antes a injustiça? Por que não tolerais antes ser prejudicados? Pelo contrário, vós é que cometeis injustiças e fraudes, e isso contra irmãos!”
Por causa dessas coisas é que muita gente se decepciona com a Igreja e fica dias, meses, anos sem pôr um pé na igreja. É claro que isso não justifica uma atitude assim, mas explica o que acontece com muita gente, infelizmente, e pela mesma razão original: imaturidade na fé.
Os coríntios estavam agindo como pagãos dentro da comunidade cristã e, em vez de resolver isso dentro da comunidade, expuseram as situações aos de fora, a juízes pagãos! Causando um escândalo maior por causa do contratestemunho.
Por causa de problemas clássicos de quem está no início do processo de conversão e até mesmo inclinado e voltar para a “vida velha”, muitos se escandalizam e levam para outros grupos de pessoas, outras realidades alheias à fé, os problemas enfrentados dentro da comunidade cristã. O resultado quase sempre é uma leitura errada, distorcida dos acontecimentos e um discernimento pior ainda sobre que atitude tomar.
As questões da Igreja precisam ser resolvidas em conjuntos com as autoridades da Igreja, com pessoas que rezam, que temem a Deus, que conhecem as escrituras e obedecem a elas. Lavar a roupa suja é tarefa de família, sobretudo as “peças íntimas”, não mandamos para a lavanderia! Assim também as realidades internas, íntimas da comunidade cristã, do grupo, da pastoral… resolvemos entre irmãos e como irmãos.
Leia o trecho em I Cor 6,1-11
Na Bíblia CNBB, página 1404
Título: Recurso a juízes pagãos.
Promessas
I Cor 6,9-10
“Porventura ignorais que os injustos não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: os libertinos, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, os ladrões, gananciosos, beberrões, maldizentes, estelionatários, ninguém desses terá parte no reino de Deus.”
Princípios Eternos
I Cor 6, 2a.3.9-10.11b
“Será que ignorais que os santos julgarão o mundo?”
“Ignorais que julgaremos os anjos? Quanto mais as coisas mais comuns desta vida?”
“Porventura ignorais que os injustos não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: os libertinos, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, os ladrões, gananciosos, beberrões, maldizentes, estelionatários, ninguém desses terá parte no reino de Deus.”
“Mas fostes lavados, fostes fortificados, fostes justificados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Entender que há situações que podem chegar ao conhecimento dos pagãos, mas jamais permanecer sob o seu juízo, porque somente os que são de Deus podem julgar segundo Deus.
Como posso pôr isso em prática?
Não expor a qualquer pessoa situações passadas em minha família ou em minha comunidade.