1ª Carta de São João > Leitura #6

Amor mútuo

O amor mútuo é possível. E o amor não é cego, ao contrário, abre bem os olhos para ajudar os irmãos. Ele tem o poder de nos passar da morte para a vida!

Créditos: by Getty images / fizkes

Quando falamos em amor mútuo, pensamos, muitas vezes, em retribuição, e isso não está errado, mas incompleto. Amor mútuo é mais que retribuição, embora muitas vezes isso aconteça. O amor mútuo parte de Cristo, que tem um amor que é superior a qualquer outro, por isso não podemos retribuí-lo, é muito maior do que imaginamos. O amor que parte de Cristo nos envia para multiplicar a Sua ação no mundo: é missão!

Nisto sabemos o que é o amor: Jesus deu a vida por nós. Portanto também nós devemos dar a vida pelos irmãos.”

De certo modo, retribuímos a Jesus o amor com que Ele nos amou, amando nossos irmãos a ponto de dar a vida por eles.

O mundo ensina o contrário: agir como Caim, que matou Abel por inveja. Mas Jesus ensina a dar a vida e a espalhar essa vida doada aos outros. Isso é amar mutuamente. Não é pensar em retribuição, porque Jesus já derramou todo o seu amor em nós. Embora tenhamos necessidade do amor das pessoas, o amor de Deus jamais nos faltará. Por isso eu não posso me afastar d’Ele, que é a fonte inesgotável de todo amor e único que me ama sem limites, pois as pessoas podem falhar no amor, mesmo as mais próximas, mesmo as que mais nos amam.

Leia o trecho em I Jo 3, 11-17

Na Bíblia da CNBB, página 1507

Título: A amor mútuo

Ordens

1 Jo 3,11-13.16b

Pois esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. Portanto também nós devemos dar a vida pelos irmãos.”

Princípios Eternos

1 Jo 3,14-16a

Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Nisto sabemos o que é o amor: Jesus deu a vida por nós.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos.

Como posso colocar em prática?

Estar sempre disponível para os outros no que eu puder. Buscar me aproximar de cada um dos meus irmãos estabelecendo comunhão com eles, perdoando e pedindo perdão.