1ª Carta de São João > Leitura #7

Consciência do amor

A consciência do amor nos permite discernir quem nos ama e quem amamos de fato. É muito concreta e, se a examinarmos com frequência, amaremos melhor.

Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!”

Créditos: by Getty images / poco_bw

A consciência do amor está ativada em nossos corações. Com ela somos capazes de identificar quem amamos e o quanto amamos. Serve de medidor, termômetro ou qualquer outro instrumento de medida que, na nossa linguagem, nos permite perceber o amor que sentimos pelos outros e o amor com o qual somos afetados.

Essa consciência do amor se tranquilizará diante de Deus ou não de acordo com a verdade revelada a respeito do amor, pois: “Deus é amor”.

As pessoas ao nosso lado querem algo a mais, necessitam de algo a mais do que palavras. É assim num relacionamento conjugal, numa amizade… O amor verdadeiro vai além de palavras e de promessas, dá a vida, oferece a vida.

Há pessoas que têm facilidade com as palavras e para dizer o que sentem também. Outras, ao contrário, sentem extrema dificuldade em expressar com palavras os seus sentimentos. Mas o fato é que, seja com palavras ou não, as pessoas se sentem amadas de maneira diferente, mas sempre concreta. O amor que oferecemos precisa afetar as pessoas de alguma forma, caso contrário, elas poderão não se sentir amadas, e até poderão se sentir rejeitadas. A palavra nos ensina a não amar só com palavras, mas com ações e de verdade! Dessa forma, amemos com palavras e gestos, pois, de uma forma ou de outra, as pessoas se sentirão amadas.

Leia o trecho em 1 Jo 3,18-24

Na Bíblia CNBB, página 1507

Título: O mandamento, a consciência e o Espírito

Promessas

1 Jo 3,21-22

Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, podemos dirigir-nos a Deus com corajosa confiança. E Qualquer coisa que pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado.”

Ordens

1 Jo 3,19-18.23

Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! Aí está o critério para saber se somos da verdade; e com isso tranquilizaremos diante dele o nosso coração.

Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.”

Princípios eternos

1 Jo 3,20- 24

Se o nosso coração não nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus permanece nele. E que ele permanece em nós, sabemos pelo Espírito que nos deu.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade.

Há pessoas que preciso amar com palavras, inclusive.

Como posso colocar em prática?

Fazendo um gesto concreto de boa ação por meu irmão hoje.