Deus é amor, e supera todo amor humano que conhecemos. O amor puramente humano é muito limitado como a nossa natureza. Mas Deus mostrou que o amor é uma pessoa.
“Quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.”
É a verdade da Palavra de Deus que nos é anunciada: Deus é amor, e não há como ser de Deus plenamente e cultivar em meu coração sentimentos ofensivos ao amor. Somente permanecendo no amor se permanece em Deus; e permanecendo em Deus, se tem amor para dar. Não é uma coisa que se improvisa ou que se encena. Tem que ser vivido, tem que ser experimentado.
E para que o amor seja perfeito em nós, para que ele se realize plenamente, precisamos ser imitadores de Deus na sua essência: o amor.
“Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento, pois assim como é Jesus, somos também nós neste mundo.”
Neste mundo, os cristãos são a face do amor de Jesus. Somos nós, eu e você, chamados a amar-nos uns aos outros, concretamente e não só com palavras.
“Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser ‘amo a Deus’, mas odeia o seu irmão, é um mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.”
Eu quero permanecer em Deus, permanecer no amor. Ajuda-me, Jesus, com a Sua graça. Manda sobre mim o Seu Espírito Santo.
Leia o trecho em 1 Jo 4,16B-21
Na Bíblia CNBB, página 1508
Título: Deus é amor. E ele nos amou primeiro
Ordens
1 João 4,21
“Este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.”
Princípios eternos
1 João 4,16b-20
“Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele. Nisto de realiza plenamente seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois assim como é Jesus, somos também nós neste mundo. No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica em castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser ‘amo a Deus’, mas odeia o seu irmão é um mentiroso; pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
No amor não há temor.
Como posso colocar em prática?
Buscar o amor de Deus e orar para que minha confiança n’Ele seja inabalável. É permanecendo firme na fé e nas práticas de oração que serei fortalecido no amor.