1ª Carta de São João > Leitura #9

O Amor vem de Deus

O amor vem de Deus e foi Jesus Cristo quem nos comunicou. Antes, entendíamos o amor de forma humana. Em Cristo, conhecemos o amor de Deus, tal como ele é.

Créditos: by Getty images / Syldavia

Amar-nos uns aos outros é, no fundo, o que todos desejam viver. Mas muita gente não sabe disso, e quem sabe precisa de coragem, de incentivo para viver, pois não é nada fácil. Mas a solução de muitos problemas, senão de todos, está no amor. Está em nos amar-nos uns aos outros…

Posso amar as pessoas porque recebo esse amor de Deus. Nada conseguiria se tentasse com minhas próprias forças. Mas o amor aos irmãos é reflexo de quem se encontrou com Deus, de quem conhece a Deus, pois Deus é amor.

Essa manifestação do amor de Deus é encarnada em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Ele amou a todos nós até a morte e morte de cruz. Todos nós sem exceções.

São João nos deixa o ensinamento, uma ordem: “Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.”

E isso inclui os inimigos! Veja em Mt 5, 43-44.

Amar os inimigos é possível porque a referência de amor vem de Deus e não significa sentimento e afeto pelo inimigo, mas fazer o bem olhando para a dignidade do que ele é como Criatura de Deus, Filho de Deus como eu, mas que não teve oportunidade de se encontrar com Jesus ou apesar disso, esteja envolvido, imerso na ilusão das paixões.

Se estivermos cheios do Espírito Santo, seremos capazes de amar assim, como nunca imaginávamos ter capacidade de amar. Vem Espírito Santo!

Leia o trecho em 1 Jo 4, 7-16A

Na Bíblia cnbb página 1508-1509

Título: O amor vem de Deus

Promessas

1 João 4,12

Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e seu amor em nós é plenamente realizado.”

Ordens

1 João 4,7.11

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus”.

Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.”

Princípios eternos

1 João 4,8-10.13-16a

Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu filho único ao mundo para que tenhamos a vida por meio dele. Nisto consiste o amor: Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados.”

A prova de que permanecemos nele, e ele em nós, é que ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos, e damos testemunho: o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que professa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. E nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados.

Como posso colocar em prática?

Agora vou amar de volta, acolhendo e obedecendo a seus mandamentos. Amando os outros nas pequenas ocasiões que a vida me apresentar.