Por que a Igreja manda orar pelos pecadores? Porque a salvação de muitos depende de nossa intercessão. Um dia, a oração de outros me alcançou!
Orar pelos pecadores é uma orientação antiga da Igreja, como lemos hoje na carta de São João e que faz com que vivamos também neste aspecto a caridade cristã.
Quando oramos, falamos com Deus; e quando oramos pelos outros, entramos em combate contra os espíritos que vagam nos ares (cf. Ef 6). Entramos em combate em favor dos outros, sobretudo os pecadores.
O grande pecado mortal é a idolatria, porque vai negar justamente a Jesus como Senhor, a Deus como Criador, ao Espírito Santo como Santificador. É pecado contra o primeiro e mais importante de todos os mandamentos: Amar a Deus!
Mas existem mais pecados, e não podemos cair neles, porque são mortais. Graças a Deus, podemos nos aproximar com confiança para pedir perdão, pois Jesus mesmo nos orientou a fazê-lo (cf. 1Jo 1,9).
Mas haviam aqueles que abandonavam a fé, voltando ao paganismo, inventando seitas e desviando irmãos do caminho de Deus. São João afirma que quem é de Deus é gerado por ele, isso é, não é improviso. Deus gera seus filhos no poder de Seu Espírito, pela Igreja, na fidelidade à Palavra, na vivência comunitária. Esses conhecem a verdade, esses não pecam “pela idolatria”, esses são de Deus e não jazem sob o poder do maligno.
Preciso orar pelos pecadores sabendo que eu também sou um pecador; e se não cai em pecado grave, não foi por meus méritos, mas por pura graça de Deus!
Leia o trecho em 1 Jo 5,14-21
Na Bíblia CNBB, página 1509
Título: Pós-escrito. Esclarecimento sobre os pecados
Promessas
1 João 5,14-15
“E esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo coma sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.”
Ordens
1 João 5,16.21
“Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele ore a Deus dará a vida ao irmão; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte.”
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”
Princípios eternos
1 João 5,17-20
“Toda injustiça é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte.
Sabemos que todo aquele que é gerado de Deus não peca; ao contrário, aquele que foi gerado de Deus, ele o guarda, e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o verdadeiro. E nós estamos no verdadeiro, quando estamos em seu filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Orar pelos pecadores, mas há pecados que conduzem à morte, pecados mortais! A esse tipo de pecado não basta a oração, é preciso confessar! O pecado é a iniquidade, mas tem pecado pior que outro.
Como posso colocar em prática?
Nas minhas orações, lembrar-me sempre dos pecadores, pedir perdão por eles. Rever-me para ver se eu não sou um desses que estão em pecado mortal e precisam de conversão. Sim, eu preciso me confessar, pois aqueles que foram gerados de Deus vencem o mundo e o mundo está sob o poder do maligno.