O fogo da provação não deveria apavorar o cristão, pois é a oportunidade de sofrer por Cristo e por fazer o bem, já que há outra maneira de sofrer.
“Caríssimos, não estranheis o fogo da provação que lavra entre vós, como se alguma coisa estranha vos tivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrai-vos por participar dos sofrimentos de Cristo, para que possais exaltar de alegria quando se revelar a sua glória.”
Apesar de advertidos, nós estranhamos as provações que nos alcançam no decorrer da vida e da caminhada com Deus.
Mais ainda quando, recém-convertidos, criamos a ilusão de que o amor e o poder de Deus nos livrará dos sofrimentos. Jesus nunca prometeu isso! “No mundo, tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo.”
Sim, essa é a promessa de Jesus que tem a nossa participação. Ele venceu o mundo, portanto, apesar das aflições, nada pode nos separar do seu amor. (Cf. Rm 8,31-39).
Então qual o nosso problema? Por que, muitas vezes, enfrentamos o fogo da provação de maneira tão pagã, tão mundana?
Porque nos faltou contar com a força d’Aquele que venceu o mundo e que nos faz superar a provação. Há uma diferença entre aqueles que enfrentam a provação com Deus e os que a enfrentam sem Ele. A diferença chama-se Esperança! Quem tem fé, tem esperança; e quem não tem, se desespera.
Sabemos que todos nós passaremos pelo fogo da provação muitas vezes ao longo da vida, até que chegue a provação derradeira. A escolha é nossa quanto à maneira de enfrentar essas horas difíceis.
Leia o trecho em I Pd 4,12-19
Na Bíblia CNBB, página 1498-1499
Título: Sofrer por ser cristãos
Ordens
I Pd 4,12-13.15-16
“Caríssimos, não estranheis o fogo da provação que lavra entre vós, como se alguma coisa estranha vos tivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrai-vos por participar dos sofrimentos de Cristo, para que possais exaltar de alegria quando se revelar a sua glória.”
“Mas não aconteça de alguém de vós sofrer como assassino, ladrão, malfeitor ou intrigante. Se, porém, alguém sofrer por ser cristão, não se envergonhe. Antes, glorifique a Deus por este nome.”
Princípios Eternos
I Pd 4,14.17-19
“Se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, sois felizes, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vós.”
“Pois já chegou o tempo do julgamento, que deve começar pela casa de Deus. Ora, se começa por nós, qual será o fim dos que se recusam a crer no Evangelho de Deus?
Se mal consegue salvar-se o justo, que fim levará o ímpio e pecador?
Assim, pois, os que sofrem segundo a vontade de Deus entreguem suas vidas ao Criador, que é fidedigno, e dediquem-se à prática do bem.”
*Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.