1ª Carta de São Pedro > Leitura #824

Pedras vivas de uma nação santa

A fé em Jesus Cristo nos eleva. Não somos melhores, mas Deus nos transforma em seus agentes: pedras vidas de uma nação santa. Somos o povo de Deus.

#824Pedras vivas de uma nação santa

Créditos: imagedepotpro by GettyImages

“Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele conquistou, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas a sua luz maravilhosa.”

Por causa dessa graça, de sermos o povo de Deus e agentes de Deus, verdadeiros transformadores e construtores das realidades novas causadas pela fé no Evangelho e pelo poder de Deus agindo em nós. É por causa dessas coisas que São Pedro começa com uma ordem: “Portanto, despojai-vos de toda maldade, de toda mentira, hipocrisia e inveja, e de toca calúnia. Como criancinhas recém-nascidas, desejai o leito legítimo e puro, que vai vos fazer crescer na salvação. Pois já provastes que o Senhor é bom. Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e valiosa aos olhos de Deus. Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo.”

Não se constrói o Reino de Deus com maldade, mentira, hipocrisia, inveja e calúnia! Por isso, é uma ordem muito clara para que a comunidade fique atenta para que não haja esta realidade em sua vida. Mas a ordem não é apenas para que se evite, é também, e sobretudo, para que se faça! E mais ainda, para que se seja pedras vivas para construir um edifício espiritual, um sacerdócio santo, sacrifícios espirituais.

São Paulo usa uma outra comparação: o corpo de Cristo, onde nós somos os membros, mas todos pertencemos ao mesmo corpo cuja cabeça é Jesus. São Pedro usa a profecia a respeito de Jesus para nos fazer pedras de uma construção santa (um novo templo), onde se oferece um sacrifício santo, por um sacerdócio santo: que construção é essa? A Igreja.

Somos chamados para a luz maravilhosa de Deus, não podemos perder essa graça que nos foi dada e que foi paga com o sangue precioso de Nosso Senhor.

Leia I Pd 2, 1-10

Na Bíblia CNBB; página 1496.

Título: Pedras vidas e nação santa.

Promessas

I Pd 2, 6

Com efeito, nas escrituras se lê: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, honrosa; quem nela confiar não será confundido!”

Ordens

I Pd 2, 1-5

Portanto, despojai-vos de toda maldade, de toda mentira, hipocrisia e inveja, e de toca calúnia. Como criancinhas recém-nascidas, desejai o leito legítimo e puro, que vai vos fazer crescer na salvação. Pois já provastes que o Senhor é bom. Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e valiosa aos olhos de Deus. Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo.”

Princípios Eternos

I Pd 2, 7-10

Para vós, que credes, ela significa honra! Mas para os que não credes, a pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a pedra angular e pedra de tropeço, pedra que faz cair: nela tropeçam os que não acolhem a palavra; esse é o destino deles.

Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele conquistou, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para sua luz maravilhosa! Vós sois aqueles que antes não eram povo, agora porém são o povo de Deus, os que não eram objeto de misericórdia, agora, porém, alcançaram misericórdia.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Deus nos vocacionou para sermos pessoas novas. E essas pessoas novas realizam coisas novas, segundo a realidade do Reino de Deus. São as pedras vivas da Igreja, do corpo de Cristo.

Como posso pôr isso em prática?

O que faço não pode ser uma atitude externa, porque, cedo ou tarde, ficará estéril. Mas deve brotar da minha espiritualidade, meu relacionamento com Deus que faz de mim uma pessoa nova. Preciso rezar mais e melhor.