1ª Carta de São Pedro > Leitura #829

Somos portadores da bênção

Somos portadores da bênção, e devemos usar as palavras para abençoar e jamais amaldiçoar, pois a bênção é a herança dos filhos de Deus.

#829Somos portadores da bênção

Créditos: Anastasiia Stiahailo by GettyImages

“Não pagueis o mal com o mal, nem ofensa com ofensa. Ao contrário, abençoai, porque para isto fostes chamados: para serdes herdeiros da bênção.”

E porque somos portadores da bênção, somos também abençoadores, isto é, aqueles que abençoam. Porque não há utilidade nenhuma em guardar uma bênção para si mesmo, ela pertence aos outros e principalmente aos que estão amaldiçoados.

Por isso Pedro exorta a não amaldiçoar e a não pagar o mal com o mal. Em outras palavras, o cristão não deve falar mal dos outros (amaldiçoar) mas falar bem, bem-dizer (abençoar). Mais que isso: como portadores da boa palavra, abençoamos. Mas essas palavras não são somente humanas, aquelas que qualquer pessoa pode falar, há em nós uma Palavra que é viva e que em si mesma abençoa, em si mesma salva.

Somos herdeiros dessa Palavra de Deus, e por ela fazemos mais do que falar bem das pessoas, anunciamos a salvação e uma bênção que permanecerá nelas para sempre.

Além do mais, quem quiser ser feliz deve guardar a língua das mentiras e das falácias.

Quanto aos justos: “Pois os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos à sua prece, mas o rosto do senhor volta-se contra os malfeitores”.

Leia o trecho em I Pd 3,8-12

Na Bíblia CNBB, página 1497
Título: A vida na comunidade

Ordens

I Pd 3,8-11

Finalmente, sede todos unânimes, compassivos, fraternos, misericordiosos e humildes. Não pagueis mal com o mal, nem ofensa com ofensa. Ao contrário, abençoai, porque para isso fostes chamados: para serdes herdeiros da bênção. De fato, quem quer amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal, e seus lábios de falar mentiras. Afaste-se do mal a faça o bem, busque a paz e vá ao seu encalço.”

Princípios Eternos

I Pd 3,12

Pois os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos à sua prece, mas o rosto do senhor volta-se contra os malfeitores.”

*Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Ninguém pode ser justo falando mal ou mentindo, amaldiçoando ao invés de abençoar.

Como posso pôr isso em prática?

Fazer o exercício da bênção. Abençoar a todos, até aqueles que eu desejaria amaldiçoar. Porque sou herdeiro da bênção e não da maldição.