1ª Carta a Timóteo > Leitura #276

Conselho aos ricos

Um conselho aos ricos não é dispensado pelo apóstolo que adverte: ponham sua esperança em Deus e não na riqueza incerta!

#276Conselho aos ricos

Crédito: pkazmercyk by GettyImages

“Ó Timóteo, guarda o bem a ti confiado […]”

A fé! Sem dúvida a fé é o maior bem confiado a Timóteo. É ela que Paulo exorta seus discípulo a guardarem. Mais ainda, a orientação direta agora é para os ricos.

Jesus já havia pregado como é difícil para um rico entrar no reino de Deus, e esta palavra mostra claramente o porquê: porque a sua esperança fica depositada na riqueza incerta.

Mas e quem é rico? Não será salvo então? Será salvo ainda que seja rico! É necessário seguir algumas orientações para que seu coração não se prenda aos bens, mas se abra em generosidade para os mais necessitados. “Assim, acumularão para si mesmos um valioso tesouro para o futuro, a fim de obter a vida verdadeira.”

Quando um pobre pensa no que faria se ficasse rico, é que conhecemos realmente se este pobre tem alma e coração pobres. Se, ao enriquecer, o ex-pobre está pronto para esbanjar seus bens e se esquecer dos seus semelhantes, era melhor permanecer pobre, pois perderá o céu por sua avareza. Mas se um bilionário, em meio ao seu paraíso na terra, se lembra de fazer o bem aos mais necessitados pessoalmente, mesmo sendo tão poderoso, não estará longe do céu, apesar de sua riqueza material, porque seu coração é pobre.

Leia o trecho em I Tm 6,17-21

Na Bíblia CNBB, página 1465
Título: A respeito dos ricos e palavras finais

Promessas

I Tm 6,19

“Assim, acumularão para si mesmos um valioso tesouro para o futuro, a fim de obter a vida verdadeira.”

Ordens

I Tm 6,17-18.20-21

“Ordena aos ricos deste mundo que rejeitem o orgulho e não ponham sua esperança na riqueza incerta, mas em Deus que nos provê abundantemente de tudo para o nosso bom uso. Ordena-lhes ainda que façam o bem e se enriqueçam de boas obras, mas que sejam prontos para dar e generosos.”

“Timóteo, guarda o bem a ti confiado, evita os discursos fúteis e ímpios, bem como as objeções de uma falsa ciência. Foi por terrem abraçado essa falsa ciência que alguns se desviaram da fé.

A graça esteja convosco!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Guarda teu maior bem, a fé! E vive da providência de Deus, que cuide de vós.

Como posso pôr isso em prática?

Mt 6,33

“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será dado em acréscimo!”