2ª Carta a Timóteo > Leitura #286

Minha luta valerá a pena

Minha luta vai valer a pena, pois a esperança em Jesus Cristo não é vã para aqueles que combatem o bom combate da fé.

#286Minha luta vai valer à pena

Crédito: SrdjanPav by GettyImages

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.”

Ah, se todos nós chegássemos à nossa hora com essa oração nos lábios… E essa é a vocação de todos nós, apesar das diferenças entre nós, apesar das fraquezas que carregamos, apesar dos pecados que cometemos. Pois Paulo também teve diferenças e até brigas com os irmãos na fé, Paulo trazia consigo muitas fraquezas e limites de todos os tipos; Paulo também teve situações de pecado como eu e você.

Mas nenhuma dessas coisas foi capaz de pará-lo, nada o impediu de continuar. Pois ele não depositou a sua confiança em si mesmo ou em outra pessoa que não fosse Jesus de Nazaré!

É Jesus Cristo a razão de seu combate, de sua corrida, de sua fé! Ele combateu o bom combate da evangelização e pela evangelização. Ele evangelizou de todas as formas: com carismas, com palavras, com exemplos, pelas cartas, pelas dores e açoites, com as lágrimas, nas prisões, na solidão. Sua corrida contra as heresias, contra os ataques às comunidades, contra o paganismo, para fugir dos perseguidores, para chegar primeiro e anunciar a Boa Nova… ele venceu! E o que dizer da sua fé? Foi ela quem o impulsionou a realizar todas as coisas no Cristo Jesus.

Por ele valeu à pena ser apedrejado, cada surra com varas e chicotes, cada humilhação, cada noite sem dormir, cada naufrágio e todas as outras tribulações, porque Jesus Cristo ressuscitou dos mortos para nunca mais morrer, e quem se encontrou com ele O espera, pois sabe que ele voltará no último dia.

Se Paulo então se despede, pois será sacrificado, leva em seu corpo as marcas do sofrimento que o identifica com Jesus, e ao chegar lá, será coroado como todos os justos para a glória de Deus.

Leia o trecho em II Tm 4,6-8

Na Bíblia CNBB, página 1469

Título: O testamento espiritual de Paulo

Promessas

II Tm 4,8

“Desde agora está reservado para mim a coroa da justiça que o Senhor, o Juiz justo, me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu tenho uma vocação, um chamado, e é para isso que eu devo viver e realizar todas as minhas ações.

Como posso pôr isso em prática?

Fidelidade ao meu chamado. Docilidade às moções de Deus.