O cristão que deseja viver a fidelidade a Deus deve estar sempre preparado para partir ao Seu encontro. A santidade é a única preparação para ver a Deus face a face.
“Apressa-te a vir ter comigo.”
Na prisão, aguardando julgamento, Paulo precisa da ajuda dos seus discípulos mais fiéis, pois a pressão é grande e o momento é crítico.
A pressa que o apóstolo pede é, sobretudo, para não ficar sozinho. Além daqueles que o abandonaram por amor deste mundo, há outros que saíram para suas missões e deixaram apenas São Lucas com ele.
Até São Marcos, evangelista, é convocado por Paulo para ajudá-lo, depois de tudo o que viveram no passado juntamente com Barnabé. Agora, toda ajuda é necessária, sobretudo, depois de tantos anos de amadurecimento e anúncio do Evangelho.
Há uma recomendação quanto à capa de Paulo e aos livros e pergaminhos, seus instrumentos de trabalho, sobretudo, na prisão, na qual a sua voz está na letra.
Opositores como Alexandre, o ferreiro, merecem cuidado por sua astúcia nas palavras contra o Evangelho. Por isso, o evangelizador deve estar bem preparado e imbuído de sua doutrina, para não se deixar abater na fé pelos que combatem contra o Reino de Deus.
Essa ordem: “Apressa-te vir ter comigo” é, sobretudo, uma despedida. O mestre precisa dar pessoalmente as últimas instruções. No versículo 21, Paulo pede para que Timóteo faça o possível para chegar antes do inverno, porque a noite é mais longa do que o dia e, para Paulo, talvez, não haja outra primavera.
Leia o trecho em II Tm 4, 9-22
Na Bíblia CNBB; página 1469.
Título: Últimas recomendações pessoais.
Promessa
IITm 4, 18a
“O Senhor me livrará de todo mal que me queiram fazer e me salvará, admitindo-me em seu reino celeste.”
Ordens
II Tm 4, 9. 11b. 13.15.21a
“Apressa-te a vir ter comigo.”
“Toma contigo Marcos e traze-o, porque é prestativo para ajudar-me.”
“Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, sobretudo os pergaminhos.”
“Também tu, toma cuidado com ele, pois se opôs demais às nossas palavras.”
“Faze o possível para vir antes do inverno.”
Principio eterno
II Tm 4, 18b
“A Ele a glória pelos séculos dos séculos! Amém!”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Para mim, o chamado do discípulo para apressar-se em estar como o mestre, com o seu formador, com o homem de Deus, com a instrução…
Como posso pôr isso em prática?
Quem é meu mestre? —Jesus! E meus formadores? Devo ter com eles, para neles fortalecer minha fé e meu apostolado. Também nos livros de formação e nos pergaminhos, os documentos da minha comunidade e da Igreja.