2ª Carta aos Coríntios > Leitura #776

A glória dos seguidores de Jesus

A glória dos seguidores de Jesus não está nas façanhas milagrosas, nem somente em belos discursos, mas sobretudo no testemunho sustentado na provação.

#776 A glória dos seguidores de Jesus

Créditos: Kruraphoto by GettyImages

“Se é preciso gloriar-se, é nas minhas fraquezas que me gloriarei!”

Paulo “enlouquece” e, diante dos coríntios, segue testemunhando seu ministério autêntico de uma maneira ainda não feita, comparando-se àqueles que se autointitulam apóstolos. Mais do que os títulos de origem judaica, Paulo inaugura os títulos oriundos do apostolado cristão, e desse apostolado ele é modelo. Dos versículos 23 ao 29, são elencados os títulos de glória de Paulo como apóstolo de Jesus Cristo. E quem pode se comparar a ele?

Precisamos entender as palavras de Jesus para quem o deseja seguir: “Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo” (cf. Lc 14,27). É uma exigência natural do seguimento de Jesus. É claro que Ele está conosco, que podemos contar com a Sua proteção, pois “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (cf. Rm 8,31), mas não seremos poupados da tribulação, pois é por ocasião dela que daremos testemunho da nossa fé.

A nossa própria caminhada irá nos provar se somos verdadeiros servos de Deus ou queremos nos servir d’Ele, usando dos Seus dons para nossa autopromoção. A chave de tudo está na intenção do coração. Se a intenção for pura, a ação também será.

Leia o trecho em II Cor 11,16-33

Na Bíblia CNBB, página 1426
Título: A loucura do apóstolo

*Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.