2ª Carta aos Coríntios > Leitura #770

Deus conforta os humildes

Muitas vezes, na vida, precisamos de conforto, mas não aquele que está externo a nós, mas o conforto do coração. É Deus quem conforta os humildes de coração.

#770 Deus conforta os humildes

Créditos: Igor Alecsander by GettyImages

“Deus, porém, que conforta os humildes, confortou-nos com a chegada de Tito.”

Deus conforta aqueles que tem um coração humilde, e Paulo faz essa experiência. O apóstolo Paulo faz questão de dizer aos Coríntios que eles são amados e que as diferenças e puxões de orelhas não foram uma injustiça, mas uma correção necessária de quem ama verdadeiramente.

Para visualizar isso, basta analisar com atenção as entrelinhas: “Não cometemos injustiça contra ninguém, não corrompemos ninguém, não defraudamos ninguém”, coisa que os Coríntios sofreram da parte de outros aproveitadores, mas não dos apóstolos.

Para autenticar este discurso, mais uma vez Paulo manifesta que a sua alegria está em sofrer pelos Coríntios e enfrentar as lutas que tem enfrentado para manter o testemunho diante das nações e em honra as comunidades por ele fundadas, para que não desfaleçam, mas abracem a fé com ainda mais vigor e coragem.

Sofrer em nome do Evangelho

A experiência de Paulo com o conforto de Deus está justamente em receber a visita daqueles que lhe são caros e as boas notícias por ele trazidas. Ela não recebe somente um conforto material com alguma coisa necessária, mas, sobretudo, o conforto no coração e a consolação.

Tendo em vista que, finalmente, a comunidade dos Coríntios aprendeu com Paulo a sofrer pelo Evangelho. “De fato, ele contou-me sobre a vossa saudade, vossas lágrimas, vosso grande amor por mim, de modo que a minha alegria aumente ainda mais.”

Depois de muitas broncas e “puxões de orelha” nos Coríntios, uma declaração de amor direta e carinhosa é finalmente feita por Paulo. “Tenho confiança em vós, orgulho-me de vós. Estou cheio de consolação e transbordo de alegria em todas as nossas aflições”.

Leia o trecho em II Cor 7, 2-7

Na Bíblia CNBB; página 1422.

Título: Alegria pela mudança dos Coríntios.

Não há promessas, ordens ou princípios eternos.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Deus conforta os humildes

Como pôr isso em prática?

Ser humilde requer autoconhecimento e simplicidade, abertura de coração e coragem.