2ª Carta aos Coríntios > Leitura #771

Nem toda tristeza é ruim

Têm pessoas que fogem da tristeza, outras a curtem e a cultivam. Alguns já morreram por causa dela. Ela tem causado sofrimento para muitos, mas nem toda tristeza é ruim.

#771 Nem toda tristeza é ruim

Créditos: Lacheev by GettyImages.

“Pois a tristeza, segundo Deus, produz o arrependimento e, assim, leva à salvação. E isso ninguém lamentará. Mas a tristeza, segundo o mundo, produz a morte.”

Esse sentimento, segundo Deus, foi quem gerou no coração dos Coríntios o arrependimento e a conversão, alegrando o coração de Paulo e de seus companheiros, sobretudo Tito, que foi o correio desta correspondência, vendo com os próprios olhos a transformação causada pela carta. Foi uma carta dura sim, foram palavras que contristaram o coração, mas eram necessárias.

Paulo não se mostra arrependido se, por acaso, passou dos limites na exortação, já que o fruto foi positivo. E ainda que se arrependesse, teria alcançado o objetivo de fazer com o que os Coríntios voltassem ao caminho correto na fé e amadurecessem como comunidade.

Na nossa vida também vivemos tristezas. Umas, segundo Deus; e outras, segundo o mundo. Já sabemos qual é a melhor. Mas, na hora em que ela chega em nossa vida, muitas vezes, sem bater à porta, sem marcar horário, sem pedir licença para entrar, nós somos questionados interiormente a responder, a reagir a essa visita indesejada.

Essa reação, essa resposta que damos, definirá um rumo de ser segundo Deus ou segundo o mundo. É pelo fruto que a tristeza vai produzir em mim que vou descobrir se ela está gerando vida ou morte.

A tristeza é um caminho para Deus

Testemunho: Fiquei, muitas vezes, triste, por não poder brincar na rua até mais tarde como os outros meninos vizinhos faziam. Meus pais não permitiam. E nem era muito tarde, bastava escurecer e eu já tinha que ir para casa. Eu me sentia excluído, pior que os outros, achava que estava sempre perdendo e em desvantagem. Quando desobedecia, eu apanhava. Mas, em pouco tempo, entendi que estava sendo preservado, protegido. Alguns desses meninos entraram para o tráfico de drogas e a maioria deles morreu por causa disso. Eu e alguns outros fomos preservados e, hoje, seguimos a vida.

É um testemunho simples, mas real. Assim como a tristeza que o nosso pecado provoca pode nos levar para Deus ou nos afundar ainda mais no mal, gerando morte em nós. Ou nos arrependemos e choramos nossos pecados ou nos culpamos, julgando a nós mesmos e aos outros e, sem esperança, nos lançamos numa vida de pecado, produzindo tristeza sobre tristeza e morte sobre morte.

Eu sei que, em muitos casos, não basta só querer ser de Deus, muitos não têm forças para isso. É por causa dessa realidade que precisamos rezar, pedir ajuda de Deus e  da Igreja, para que consigamos sair dessa situação tão difícil.

Este blog pode ser uma ajuda.

Deus abençoe você!

Leia o trecho em II Cor 7, 8-16

Na Bíblia CNBB; página 1423.

Título: Tristeza que leva ao arrependimento.

Princípios Eternos

II Cor 7, 10

“Pois a tristeza, segundo Deus, produz o arrependimento e, assim, leva à salvação. E isso ninguém lamentará. Mas a tristeza, segundo o mundo, produz a morte.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Nem toda tristeza é ruim.

Como posso pôr isso em prática?

Quando a tristeza me visitar, vou examinar as minhas reações e intenções, perceber os sentimentos que foram gerados e, a partir deles, responder com minha fé e um coração decidido.