2ª Carta aos Coríntios > Leitura #769

O amor de Deus exige exclusividade

O amor de Deus exige exclusividade, porque ele é santo e nada mais é tão santo quanto ele. Não tem como ser Cristão e de outra religião. Deus é único e Santo.

#769 O amor de Deus exige exclusividade

Créditos: Kalawin by GettyImages

“Pois que afinidade poderia existir entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão entre luz e trevas? E que acordo entre Cristo e Belial?”

A exclusividade que o Senhor exige é a primeira prerrogativa para nossa fé: Amará a teu Deus acima de todas as coisas é o mandamento fundamental da nossa fé. Essa exclusividade não é uma carência de Deus ou um egoísmo de sua parte, mas é a nossa salvação. Não podemos ser salvos de outra forma senão aderindo a Deus com todas as nossas forças. Jesus explica isso em parábolas.

A Parábola do Filho pródigo em Lc 15,11-32, onde o filho pensa na sua futura felicidade por causa de seus bens, e que a presença do Pai não fará diferença, percebe que estava enganado e, na verdade, não pode viver sem o Pai, possuidor de tanto amor,  que até mesmo um empregado é tratado com dignidade.

Não podemos ser salvos sem Deus

A parábola da videira em Jo 15,1-11, onde Jesus é a videira, o Pai é o agricultor e nós somos os ramos. Jesus, no versículo 5, declara: sem mim, nada podeis fazer. E ainda, na carta aos Colossenses vs 16, ele diz: “pois é nele que foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, os seres visíveis e os invisíveis…”. Não podemos ser salvos sem ele, porque a nossa existência tem sentido nele, início e fim.

Assim, como deve ser a nossa resposta diante desse amor? Sim! Fidelidade a ele, observando seus mandamentos que, por sua vez, nos garantem uma permanência junto dele, pois assim Jesus ensina: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”. Na Cruz, no sofrimento de Cristo, em sua Paixão, encontramos transfigurada a face do amor de Deus que se entregou por nós.

Já que ele cumpriu todas as suas promessas, e agora habita em nossos corações na ação do Espírito Santo, respondemos como filhos amados com santidade a Deus que é Santo e nos salvou por amor.

Leia o trecho em II Cor 6,14-7,1

Na Bíblia CNBB, página 1422

Título: Nós somos o templo de Deus

Promessas

II Cor 6,16b.18

No meio deles habitarei e andarei, serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”

Eu serei para vós um pai e vós sereis meus filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso.”

Ordens

II Cor 6,14.17.7,1

Não vos atreleis ao mesmo jugo dos infiéis! Pois que afinidade poderia existir entre a Justiça e a iniquidade?”

Por isso Diz o Senhor: Saí dessas coisas e afastai-vos, não toques em nada de impuro, e eu vos acolherei.”

Em posse dessas promessas, caríssimos, purifiquemo-nos de toda mancha do corpo e do espírito, completando a nossa santificação, no temor de Deus.”

Princípios Eternos

II Cor 14b-16A

Ou que comunhão entre luz e trevas? E que acordo entre Cristo e Belial? Como combinar o templo de Deus com os ídolos? Ora, nós somos o templo do Deus vivo como disse o próprio Deus.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Deus exige de mim exclusividade.

Como posso pôr isso em prática?

Viver a fidelidade da minha consagração de vida é a minha resposta de amor e a minha salvação.