2ª Carta aos Coríntios > Leitura #781

Pessoas a favor da verdade

O cristão está sempre a favor da verdade, ele não pode nada sem ela nem contra ela. A verdade é a luz que o guia e alimento para a sua caminhada.

#781 Pessoas a favor da verdade

Créditos:Zerbor by GettyImages

“De fato, não podemos nada contra a verdade, mas somente a favor da verdade.”

Este capítulo 13 encerra a Segunda Carta aos Coríntios. E o que concluir dela? É uma comunidade amada, mas que se desviou por própria culpa e por culpa de falsos mestres. E, para salvá-la, Paulo está apostando tudo, enfrentando os que querem tirar proveito dos coríntios e a própria incredulidade daquela comunidade.

A rigidez e a mansidão se alternam na carta, mas o caráter é de um pai que está prestes a voltar para casa e ajustar as coisas que os filhos bagunçaram, e ele será duro, porque eles já tinham sido avisados. Nesta despedida, Paulo diz claramente que irá como quem manifesta a autoridade constituída por Deus e não poupará ninguém. As testemunhas serão chamadas, o que significa que ele vai julgar a situação em nome de Deus e os culpados serão punidos.

O que está em jogo é mais do que uma rixa ou ciúme por causa de pregação ou donativos (ver o contexto das duas cartas), mas a credibilidade do evangelho, dos seus verdadeiros ministros e da Igreja. Somos pessoas a favor da verdade; e só teme a verdade quem caminha na mentira. Quem está na luz não teme a verdade, porque não tem o que esconder de suas ações e, diante de Deus, se sente aprovado.

Leia o trecho em II Cor 13.

Na Bíblia CNBB; página 1427-1428.

Tíulo: Últimas advertências e saudação final.

Promessas

II Cor 13, 1.2b

É a terceira vez que vou visitar-vos: toda questão será resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas.”

se eu voltar não pouparei ninguém já que pedis uma prova de que Cristo fala em mim.”

Ordens

II Cor 13, 5.11-12

Examinai-vos bem para ver se estais na fé. Submetei-vos à prova. Acaso não reconheceis que Jesus Cristo está entre vós? A menos que estejais reprovados.”

Em fim, irmãos, alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, tende um mesmo sentir e pensar, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com um beijo santo. Todos os santos vos saúdam.”

Princípios Eternos

II Cor 13, 4.8

É verdade que ele foi crucificado, em razão de sua fraqueza, mas está vivo, pelo poder de Deus. Nós também somos fracos nele, mas pelo poder de Deus, estamos vivos nele, em relação a vós.”

De fato, não podemos nada contra a verdade, mas somente a favor da verdade.”

Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus e como pôr isso em prática.