O ancião escreve à senhora eleita para que ela se mantenha na graça que lhe foi dada. A permanência e a perseverança na fidelidade a protegem da queda.
Quem é este ancião e esta senhora? Seriam dois apaixonados? Esta resposta não seria assim tão errada, mas não se trata de um casal.
Trata-se, o ancião, do apóstolo São João; e a senhora eleita, uma de suas comunidades.
De fato, o amor entre o apóstolo e sua comunidade eleita é grande. Se compararmos a primeira carta com esta, percebemos uma diminuição enorme nas linhas escritas e um resumo bem condensado do mesmo assunto: os ataques à fé e a necessidade de manter-se nos ensinamentos recebidos.
Uma coisa, no entanto, chama a atenção, e isso, para mim, manifesta o tamanho do amor do apóstolo por esta senhora eleita: “Teria muitas coisas para vos escrever, mas preferi não o fazer com papel e tinta. Espero que possa ir até vós e falar-vos de viva voz. Assim, nossa alegria será completa.”
Que diferença! Entre uma carta e uma visita pessoal, há um abismo de proximidade! O ancião fez questão de deixar “água na boca” para o encontro.
Em primeiro lugar, a verdade, o grande vínculo que nos une e nos garante o cumprimento da promessa da graça de Deus, depois e como o centro de tudo, o amor, que consiste na vivência dos mandamentos e, em terceiro lugar, a vigilância ativa da fé contra os falsos profetas.
Quem não caminha na verdade do ensinamento apostólico não ama os irmãos da fé e, pela vivência dos mandamentos, nega Jesus Cristo encarnado, não é Cristão verdadeiro, e contamina a fé da comunidade com outra doutrina que não pertence à Igreja.
Leia o trecho em 2 Jo
Na Bíblia CNBB, página 1510
Título: Todos os títulos da carta
Promessas
2 Jo 2-3
“Por causa da verdade que em nós permanece e conosco está sempre: convosco estará a graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, na verdade e no amor.”
Ordens
2 Jo 5.8.10-11
“E agora, senhora, eu te peço: amemo-nos uns aos outros.”
“Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa.”
“Se alguém chega até vós trazendo outra doutrina que não esta, não o recebais em casa, nem o cumprimenteis. Pois quem o cumprimenta participa de suas obras más.”
Princípios eternos
2 Jo 6-7.9
“E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. E este é o mandamento que ouvistes desde o princípio, para que o pratiques. Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não professam Jesus Cristo vindo na carne, está aí o Sedutor, o Anticristo.”
“Todo aquele que se adianta e não permanece na doutrina de Cristo, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina, esse possui o Pai e o Filho.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Preciso conservar a Verdade, o amor e a fé.
Como posso pôr isso em prática?
A minha oração pessoal precisa ser mais frequente e mais profunda. Rezar mais e rezar melhor.