O cultivo da vocação cristã é necessário para todo batizado. Somente assim cresceremos no conhecimento de Deus. Valerá a pena o esforço!
“Por isso, irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis.”
Pedro escreve sua segunda carta e começa orientando o cultivo da vocação cristã. De uma maneira didática ele ensina que há qualidades que devemos buscar e associar à nossa fé, para que ela seja viva e nos faça verdadeiramente crescer no conhecimento de Deus.
Essas qualidades são verdadeiras virtudes concedidas por Deus a nós que cremos e, vivendo assim, vamos nos tornar cada vez mais participantes da sua natureza pela conformidade de nossa vida à sua santa vontade.
Esse cultivo da fé se dá no nosso esforço prático por fazê-la crescer, por protegê-la, fortalecê-la. Fortaleza, conhecimento, domínio próprio, constância, piedade, fraternidade e amor. A nossa fé precisa estar ligada a essas qualidades uma após a outra, como numa escada de crescimento ou uma edificação fortificada.
Nossa fé precisa de fortaleza, tanto para suportar ataques, quanto para avançar no testemunho; precisa de conhecimento, que a alimenta com as verdades reveladas e o testemunho autêntico da Igreja; precisa de domínio próprio, para robustecer o interior com uma vontade sábia e firme; precisa de constância, para suportar as demoras, as longas provas do tempo e das circunstâncias; precisa de piedade, sem a qual as nossas intenções podem mover-se para propósitos pessoais e não os de Deus; precisa de fraternidade, pois não somos os únicos a crer, e nossos irmãos são conosco a Igreja amada de Deus, somos membros uns dos outros e santificaremos uns aos outros na fraternidade. Precisa do amor, o dom maior, vínculo perfeito, sem temor, nem pesar, mas livre para dar a vida pelos irmãos se necessário.
Essas qualidades são a direção para o cultivo da nossa fé que valerá nosso esforço, já que a promessa é maravilhosa: “Desta maneira vos será largamente proporcionado o acesso ao reino de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.”
Leia o trecho em 2 Pd 1, 1-11.
Na Bíblia CNBB; página 1501.
Título: Saudação. A vocação cristã.
Promessas
2 Pd 1, 8.10-11
“Se tais qualidades existirem e crescerem em vós, não vos deixarão vazios e estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.”
“Por isso, irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis. Desta maneira vos será largamente proporcionado o acesso ao reino de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.”
Ordens
2 Pd 1, 5-7.10
“Por isso mesmo, dedicai todo o esforço em juntar à vossa fé a fortaleza, à fortaleza o conhecimento, ao conhecimento o domínio próprio, ao domínio próprio a constância, à constância a piedade, à piedade a fraternidade, à fraternidade o amor.”
“Por isso, irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis.”
Princípios Eternos
2 Pd 1, 1-4
“O seu divino poder nos predestinou com tudo o que contribui para a vida e para a piedade, mediante o conhecimento daquele que nos chamou por sua glória a força poderosa. Por elas, foram-nos concedidos os bens prometidos, os maiores e mais valiosos, a fim de que vós vos tornásseis participantes da natureza divina, fugindo da corrupção que a concupiscência espalha no mundo.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
A fé precisa ser cultivada com ascese, se quiser crescer.
Como posso pôr isso em prática?
Aprofundar-me no conhecimento da verdade revelada, sobretudo na Sagrada Escritura, buscando, cada dia mais, crescer nas virtudes.