O empenho numa vida santa é o que se espera daquele que compreendeu que o Senhor virá e não tardará, mas tem usado de paciência para nossa conversão.
“Se é deste modo que tudo vai desintegrar-se, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa.”
De fato, o empenho numa vida santa e piedosa é a sincera busca pela conformidade à vontade de Deus! Saber, com paciência, que Deus prepara a Sua volta deve ser para nós motivo de gratidão pela oportunidade que Ele nos dá de conversão.
Não posso ser indiferente a essa realidade, por isso Pedro revela que não podemos ignorá-la: “Ora, outra coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia”. O que significam esses mil anos? Significa que o tempo para Deus é criatura! Ele controla, não está sujeito ao Tempo, e sim o tempo a Ele.
Portanto, o tempo de Deus não é o nosso! Os momentos de Deus não são os nossos! Assim, se temos tempo hoje, se podemos nos converter hoje, esse é o tempo de Deus para nós, pois o hoje é o que nós temos, o agora é o nosso tempo.
“O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com um estrondo espantoso, os elementos devorados pelas chamas se dissolverão e a Terra será consumida com todas as obras que nela se encontrarem.”
Nós teremos novos céus e uma nova Terra, se, com o tempo que temos, tivermos empenho numa vida santa.
Leia o trecho em 2 Pd 3,8-13
Na Bíblia CNBB; página 1503;
Título: A demora do dia do Senhor
Promessas
2Pd 3, 10-13
“O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com um estrondo espantoso, os elementos devorados pelas chamas se dissolverão e a terra será consumida com todas as obras que nela se encontrarem. Se é desse modo que tudo vai desintegrar-se, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais, com anseio, a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama vão se derreter, e os elementos consumidos pelo fogo se fundirão? O que esperamos, de acordo com a Sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.”
Ordens
2 Pd 3, 8.11
“Ora, outra coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.”
“Se é deste modo que tudo vai desintegrar-se, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa.”
Princípio Eterno
2Pd 3, 8-9
“Ora, outra coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não tarda em cumprir sua promessa, como alguns interpretam a demora. É que ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso me empenhar por uma vida santa, pois o dia de Deus vem como um ladrão.
Como posso pôr isso em prática?
Viver em estado de graça, vigiar para não cair em pecado e, se cair, buscar logo o arrependimento e a confissão.