Apocalipse > Leitura #853

Como aquecer a fé

Jesus nos ensina como aquecer a fé, se estivermos mornos. Aquele que conhece todas as coisas adverte para o grande perigo de ficarmos com um pé lá, outro cá.

#853 Como aquecer a fé

Créditos: Wirestock / GettyImagens

“Conheço sua conduta, Não és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. Tu dizes: Sou rico e abastado e não careço de nada, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre cego e nu!”

A negação da nossa pobreza não nos protegerá das provações próprias da pobreza, muito menos o fingimento da riqueza. O Senhor então nos dá um conselho, uma forma de aquecer a fé morna para torná-la quente mais uma vez.

“Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo para ficares rico e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois e converte-te.”

Comprar de Deus o ouro purificado, ou seja, a verdadeira riqueza quem tem é Deus! As vestes limpas e brancas da pureza quem as têm é Deus, pois somente Ele é puro e tudo purifica. O colírio para os olhos também vem de Deus que cura nossa visão equivocada da realidade. E tudo isso porque Ele nos ama.

Precisamos seguir esse itinerário de como aquecer a fé, pois ele espera que estejamos prontos para a comunhão com Ele. “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor, farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado no seu trono”.

A misericórdia de Deus faz de tudo para nos salvar. Nos mostra onde erramos para nos corrigir a rota e perdemos a oportunidade de aquecer a fé que estava morna. Por fim, a expressão vomitar-te de minha boca é forte. Deus expressa a indecisão entre Ele e o mundo como algo inadmissível e nós precisamos de uma decisão.

Leia o trecho em Ap 3, 14-22

Na bíblia CNBB; página 1519.

Título: Laodiceia

Promessas

Ap 3, 20-21

“Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor, farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado no seu trono.”

Ordens

Ap 3, 14a.18-19.22

“Ao anjo da igreja que está em Laodiceia, escreve:

‘Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo para ficares rico e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois e converte-te’.”

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.”

Princípios Eternos

Ap 3, 14b-17.19

“Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 

Conheço sua conduta, Não és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. Tu dizes: Sou rico e abastado e não careço de nada, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre cego e nu!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Só Deus tem as riquezas verdadeiras, aquelas que não passarão e Ele as têm para me oferecer.

Como posso pôr isso em prática?

Humildade acompanhada de uma sincera e profunda oração. Essa vida de oração precisa ser mantida e crescer cada vez mais para chegar à comunhão com o Senhor.