Jesus nos ensina como aquecer a fé, se estivermos mornos. Aquele que conhece todas as coisas adverte para o grande perigo de ficarmos com um pé lá, outro cá.
“Conheço sua conduta, Não és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. Tu dizes: Sou rico e abastado e não careço de nada, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre cego e nu!”
A negação da nossa pobreza não nos protegerá das provações próprias da pobreza, muito menos o fingimento da riqueza. O Senhor então nos dá um conselho, uma forma de aquecer a fé morna para torná-la quente mais uma vez.
“Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo para ficares rico e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois e converte-te.”
Comprar de Deus o ouro purificado, ou seja, a verdadeira riqueza quem tem é Deus! As vestes limpas e brancas da pureza quem as têm é Deus, pois somente Ele é puro e tudo purifica. O colírio para os olhos também vem de Deus que cura nossa visão equivocada da realidade. E tudo isso porque Ele nos ama.
Precisamos seguir esse itinerário de como aquecer a fé, pois ele espera que estejamos prontos para a comunhão com Ele. “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor, farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado no seu trono”.
A misericórdia de Deus faz de tudo para nos salvar. Nos mostra onde erramos para nos corrigir a rota e perdemos a oportunidade de aquecer a fé que estava morna. Por fim, a expressão vomitar-te de minha boca é forte. Deus expressa a indecisão entre Ele e o mundo como algo inadmissível e nós precisamos de uma decisão.
Leia o trecho em Ap 3, 14-22
Na bíblia CNBB; página 1519.
Título: Laodiceia
Promessas
Ap 3, 20-21
“Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor, farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado no seu trono.”
Ordens
Ap 3, 14a.18-19.22
“Ao anjo da igreja que está em Laodiceia, escreve:
‘Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo para ficares rico e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois e converte-te’.”
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.”
Princípios Eternos
Ap 3, 14b-17.19
“Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço sua conduta, Não és frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. Tu dizes: Sou rico e abastado e não careço de nada, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre cego e nu!”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Só Deus tem as riquezas verdadeiras, aquelas que não passarão e Ele as têm para me oferecer.
Como posso pôr isso em prática?
Humildade acompanhada de uma sincera e profunda oração. Essa vida de oração precisa ser mantida e crescer cada vez mais para chegar à comunhão com o Senhor.