Destruição e destruidor são os nomes dos demônios que reinam sobre o abismo. Eles enviaram a sua fumaça sobre a terra, e essa escureceu o sol e o ar.
Parece até uma história de terror, mas é real. O som da quinta trombeta, o primeiro “ai” será lançado sobre a terra.
“Vi, então, uma estrela que tinha caído do céu sobre a terra e foi-lhe dada a chave do poço do Abismo. Ela abriu o poço do abismo, e do poço do abismo saiu fumaça, como a fumaça de uma grande fornalha, e o sol e o ar se escureceram por causa da fumaça que saía do poço.”
Que estrela é essa que tem a chave do Abismo? Satanás! O que é esse abismo? O inferno. O poço do abismo? A prisão dos demônios. A fumaça? A maldade lançada sobre a terra. Por isso veremos as consequências de destruição e destruidor neste primeiro “ai” atingindo a terra. Mas há restrições para as ações desses demônios.
“Foi-lhes dito que não danificassem a vegetação da terra, nem as ervas nem as árvores, mas somente as pessoas que não levassem na fronte as marca e o selo de Deus.” Somente as pessoas que não levassem na fronte as marcas e o selo de Deus são as pessoas que rejeitaram a fé em Nosso Senhor, que se entregaram ao pecado ou que abandonaram o caminho de conversão, voltando-se para o mundo.
O tormento sobre essas pessoas durará cinco meses, e elas procurarão a morte, mas a morte fugirá delas! Os tormentos causados pelas feras horrendas vindas com a fumaça do poço do abismo serão como picada de escorpião, e os agentes serão verdadeiros monstros assustadores.
Essa figura dos “gafanhotos” é uma metáfora para mostrar a maldade infernal e seus tormentos. Eles são fortes como “cavalos preparados para a guerra”. Rosto “de homem”, “cabelo de mulher” e “dentes de leão” para mostrar a deformidade humana. Couraças de ferro para mostrar sua resistência, sendo praticamente invencíveis para os homens. Caudas “de escorpião”, com as quais atormentavam as pessoas por cinco meses.
Finalmente, os reis desses gafanhotos são revelados: Abdon e Apolíon. Traduzindo: Destruição e Destruidor! Quando pensamos nesses tormentos e vemos a quem eles estão destinados, precisamos rever nossa pertença a Deus. Os marcados na fronte com o selo de Deus não serão atingidos.
Leia o trecho em: Ap 9,1-12.
Na Bíblia CNBB; página 1522-1523.
Título: A quinta trombeta: o primeiro “ai”.
Promessas de Deus
Ap 9,6
“Naqueles dias, as pessoas vão procurar a morte e não a encontrarão. Vão desejar morrer, mas a morte fugirá delas!”
Ordens
Ap 9,4-5a
“Foi-lhes dito que não danificassem a vegetação da terra, nem as ervas nem as árvores, mas somente as pessoas que não levassem na fronte as marca e o selo de Deus. Não lhes foi permitido matá-las, mas sim, atormentá-las durante cinco meses.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Os que permanecem em Deus não cairão nas mãos do inimigo infernal.
Como posso pôr isso em prática?
É preciso vigiar e permanecer no caminho do Senhor, para ser reconhecido como Sua pertença.