Ainda que diante de tantos acontecimentos terríveis. os pecadores não se converteram. Obstinados no pecado, permaneceram adorando demônios!
A sexta trombeta é tocada! Quatro anjos são libertados, pois estavam acorrentados, para matar a terça parte da humanidade. Mas notamos que vem do altar de ouro a voz de comando. Foi pra lá, que anteriormente as orações dos santos mártires subiram e foram ouvidas. Assim, o castigo dos maus é uma justiça de Deus com seus fiéis.
Historicamente, essas pragas foram vistas por muitos em referência a incursões e invasões de exércitos e povos sobre a terra. No entanto, espiritualmente, não se pode precisar os tempos. Para cada geração se manifesta o próprio ciclo no recorte de tempo da história de salvação do mundo.
É no meu ciclo de vida que devo responder com minha conversão à Palavra de Deus. Mas sempre há os que não se converteram a Deus. Pragas, guerras, cismas e calamidades cataclísmicas ocorrem de maneira cíclica. Numa geração ou noutra ocorrem de maneiras diferentes, mas sempre estão presentes. Este trecho nos mostra que diante desses acontecimentos, a nossa leitura deve ser sempre de conversão a Deus.
Sobre quem cairão essas pragas? Os infiéis adoram demônios, mesmo sem saber. E mesmo assim, não se converteram.“As demais pessoas, as que não morreram devido a estas pragas, mesmo assim não se converteram das obras más de suas mãos. Não deixaram de adorar os demônios, os ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que não podem ver nem ouvir, nem caminhar. Também não se converteram de seus homicídios, nem de suas magias, nem de sua prostituição, nem de seus roubos.”
Essa adoração ao demônio e aos ídolos representa toda crença fora de Jesus Cristo.
Leia o trecho em Ap 9, 13-21
Na Bíblia CNBB, 1523
Título: A sexta trombeta: o segundo ai
Ordens
Ap 9, 14
“A voz que dizia a o sexto anjo, aquele que segurava a trombeta: Solta os quatro anjos que se encontram algemados no grande rio, o Eufrates.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
É no meu ciclo de vida que devo responder com minha conversão à palavra de Deus.
Como posso pôr isso em prática?
Mantendo a lucidez pela oração, as práticas de piedade e as boas obras