O sofrimento da criação está relacionado à história humana. Quando os anjos tocam as trombetas, toda criação é atingida por calamidades, a exemplo das que atingiram o Egito antigo.
“Cada parte da criação tem uma participação especial neste ponto da sentença que é decretada sobre a terra inteira. Neste caso, a terça parte.”
Assim, a terça parte da terra é atingida com queimadas e tudo o que é verde morre. Também o mar é atingido pelo fogo, “uma montanha ardendo em chamas”, que mata a terça parte de tudo o que vive e navega no mar. Os rios e fontes também são atingidos e uma terça parte deles também morre. Por fim, os astros do céu também são atingidos e uma terça parte de sua luz se apaga, tornando os dias e noites menos luminosos.
No fim, quando se abrirem todos os selos, todas essas realidades se cumprirão, de maneira que o sofrimento da criação revela a íntima ligação da história da salvação e redenção da humanidade e seu julgamento. Mas ainda não tocaram todas as trombetas, uma água vem avisar que três “ais”, acompanharam os três próximos toques de trombeta.
Leia o trecho em Ap 8, 6-13.
Na Bíblia CNBB; página 1522.
Título: As quatro primeiras trombetas.
Promessas
Ap 8, 13b
“Ao! Ai! Ai dos habitantes da terra, por causa dos próximos toques de trombeta, dos três anjos que devem ainda tocar.”
Qual é a mensagem de Deus pra mim hoje?
Devo entender que o juízo de Deus atingirá toda a criação e preparar-me com justiça e santidade.
Como posso pôr isso em prática?
Buscando a piedade e uma verdadeira e sincera conversão.