“Sê fiel até a morte, eu te darei a coroa da vida!”, essa promessa maravilhosa acompanha todos os perseverantes na fé, sobretudo os que sofrem tribulações e perseguições vorazes.
A batalha é, sobretudo, contra o paganismo imperial. A sinagoga de Satanás é a grande ameaça, composta por falsos judeus que na verdade se desviaram da fé pelos costumes pagãos. Estes, perseguirão os fieis, daí a ordem “sê fiel até a morte”.
A exortação é clara: “Não tenhas medo dos sofrimentos que irás passar. O diabo lançará alguns dentre vós na prisão. Assim sereis colocados à prova. Tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, Eu te darei a coroa da vida!”. A Carta dirigida à Igreja de Esmirna nos ensina que a nossa fé é o bem mais precioso que precisamos guardar diante dos opositores, dos traidores, dos falsos e das tribulações.
No fim, há uma promessa que assegura a nossa salvação: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor não será atingido pela segunda morte”.
Leia em Ap 2, 8-11
Na Bíblia CNBB; página 1517.
Título: Esmirna
Promessas
Ap 2, 10-11
“Não tenhas medo dos sofrimentos que irás passar. O Diabo lançará alguns dentre vós na prisão. Assim sereis colocados à prova. Tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte eu eu te darei a coroa da vida!
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor não será atingido pela segunda morte.”
Ordens
Ap 2, 10a.c.11a
“Não tenhas medo dos sofrimentos que irás passar.”
“Sê fiel até a morte eu eu te darei a coroa da vida!”
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Princípios Eternos
Ap 2, 8b
“Assim, fala o Primeiro e o Último, aquele que esteve morto mas voltou à vida.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
A perseverança é a atitude fundamental para a vitória da fé.
Como posso pôr isso em prática?
Perseverando na vida de oração, na confissão, na caridade cristã.