Apocalipse > Leitura #847

Voltar para o primeiro amor

Não basta combater o mal, é preciso voltar para o primeiro amor. A carta destinada a Éfeso é linda, mas é uma exortação a um retorno para as origens da fé.

Voltar para o primeiro amor

Créditos: Tutye / GettyImagens

É uma mensagem do próprio Deus para nós, Ele nos vê

“Assim fala aquele que segura na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro:” ‘Já entendemos no capítulo anterior que este ser que vem das alturas “representa Deus”’. Ou seja, é um anjo assumindo uma forma que nos comunica as realidades celestes da maneira que o Senhor quer nos ensinar. Logo, ele sabe muito bem quem somos e o que fazemos.

“Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua constância. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e descobriste que são mentirosos. És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. Mas tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.”

O mais importante é o amor

Veja, a conduta é boa, aprovada pelo Senhor — a rejeição ao mal, a defesa da verdade, a perseverança e o sofrimento pelo nome de Jesus —, mas Deus quer mais do que o que fazemos por Ele. Deus que o nosso coração; e aí está o que falta: o voltar para o primeiro amor.

Como era o meu relacionamento com o Senhor quando tive o meu encontro pessoal com Ele? O que Jesus realizou de novo em minha vida que me fez mudar radicalmente? Que passos dei para chegar onde cheguei na minha caminhada? A ordem de Deus vem nos conduzir para o caminho de retorno. “Lembra-te de onde caíste. Converte-te e volta à tua prática inicial”.

Quando eu deixei de rezar com o fervor que rezava antes? Por que isso aconteceu? É a partir deste lugar, dessas práticas, que eu devo voltar, sem deixar de ser quem o Senhor já me fez.

Ainda há promessas que me alertam para o fato de que voltar para o primeiro amor é mais do que reviver sentimentos, é, antes de tudo, um penhor de salvação. “Se, pelo contrário, não te converteres, virei e removerei o teu candelabro do seu lugar.” E ainda: “Ao vencedor darei como prêmio comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” Por isso, ainda outra ordem nos exorta: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Assim, temos um caminho de conversão a se fazer, que é voltar para o primeiro amor, de onde jamais deveríamos ter saído.

Leia o trecho em Ap 2, 1-7.

Na bíblia CNBB; página 1517.
Título: Éfeso

Promessas
Ap 2, 5b.7b
“Se, pelo contrário, não te converteres, virei e removerei o teu candelabro do seu lugar.”

“Ao vencedor darei como prêmio comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.”

Ordens
Ap 2, 5a.7a
“Lembra-te de onde caíste. Converte-te e volta à tua prática inicial.”

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Princípios Eternos
Ap 2, 1-4.6
“Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua constância. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e descobriste que são mentirosos. És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. Mas tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.”

“Mas em teu favor tens isto: detestas a prática dos nicolaías, a qual também eu detesto.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu abandonei o primeiro amor e preciso voltar.

Como posso pôr isso em prática?
Retomar a minha espiritualidade em todos os aspectos; é momento de me retirar para rezar e retomar a minha espiritualidade.