Depois de tanta luta pela própria sobrevivência, Paulo experimenta a força que vem da comunidade reunida em Roma.
“Os irmãos de Roma, informados a nosso respeito, vieram ao nosso encontro até o Foro de Ápio e Três Tabernas. Ao vê-los, Paulo deu graças a Deus e sentiu-se animado.”
A força que vem da comunidade faz reacender a alegria no coração dos irmãos. De fato, somos um só corpo de Cristo e uns precisam dos outros. Paulo não é diferente, é humano também e necessita desta acolhida por parte dos irmãos. Nossa vocação cristã está intimamente ligada com a vivência comunitária, desde os doze apóstolos, os setenta e, depois, discípulos, e a comunidade que posteriormente foi crescendo e formando o corpo de Cristo, que é a Igreja.
Para quem acha que não precisa ir à Igreja para estar com Deus, saiba que a fé cristã não é só pessoal, mas comunitária. Cada um adere a Cristo pessoalmente, mas, uma vez de Cristo, entramos para seu rebanho; e suas ovelhas O seguem todas juntas. Isso é a Igreja—numa mini parábola.
Venha! Você faz falta aqui!
Leia o trecho em At 28, 11-15.
Na Bíblia CNBB; página 1380.
Título: De Malta a Roma.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Somos um só corpo e precisamos da força que vem da comunidade para a vivência plena da nossa fé.
Como posso por isso em prática?
Buscar a comunidade. Não fugir dela por causa das diferenças entre as pessoas, as antipatias e maus costumes, nem por causa das coisas que não são como eu queria.