Atos dos Apóstolos > Leitura #482

A pregação dirigida aos pagãos

Depois de uma evangelização de sucesso, a grande oposição dos judeus obriga Paulo e Barnabé a uma decisão: A pregação dirigida aos pagãos, eles abraçam a fé.

#482A pregação dirigida aos pagãos

Crédito: skynesher / GettyImagens

Os não Judeus se alegraram quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé.”

Paulo e Barnabé compreenderam, com os fatos, que a sua missão era entre os pagãos. Não era uma questão de facilidade, de comodismo, mas de chamado especial. Acompanhando os fatos, desde que o Espírito Santo os destacou para saírem juntos em missão (At 13, 2), a evangelização dos pagãos começou a crescer mais do que entre os Judeus, e proporcionalmente a oposição dos judeus e chefes de muitas cidades.

Ali em Antioquia da Pisídia, o discernimento foi selado (At 13, 46). É bom ressaltar que não eram todos os judeus que faziam oposição, mas os influentes e ricos. Paulo e Barnabé, no entanto, seguem em frente na sua evangelização e compreendem claramente o seu chamado: o mundo inteiro!

Nós tivemos a oportunidade de conhecer o Evangelho graças ao apostolado heroico desses dois homens de Deus. Hoje ainda, recebemos a evangelização num mundo em que os cristãos são muitos e crescem cada vez mais, sobretudo os católicos. Mas, assim como aqueles judeus, corremos o risco de perder a chance de conversão se o nosso coração permanecer fechado.

A evangelização não vai esperar para sempre, ela tem um prazo, um relógio corre na direção da segunda vinda de Cristo, e ela está cada vez mais próxima. Não aconteça que aqueles que lhe tentaram anunciar a salvação sacudam contra você a poeira dos seus pés.

Leia o trecho em At 13,13- 52

Na Bíblia CNBB, página: 1359-1360

Título: Em Antioquia da Pisídia

Promessas

At 13,22b.34-35

Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai realizar tudo o que desejo.”

E que Deus o ressuscitou dos mortos, sem que conhecesse a decomposição, foi dito desta maneira: Realizarei para vós, as santas e fidedignas promessas feitas a Davi. E outro texto diz: Não deixarás o teu santo conhecer a decomposição.”

Ordens

At 13,16.40-41.47

Paulo levantou-se, pediu silêncio com a mão e disse: Homens de Israel e vós que temeis a Deus, escutai.”

Portanto cuidai para que não vos aconteça o que está dito nos profetas: Vede, zombadores, espantai-vos e desaparecei: eu vou realizar em vossos dias uma obra em que não acreditareis se vos fosse contada.”

Pois esta é a ordem que o Senhor nos deu: Eu te constituí como luz das nações, para levares a salvação até os confins da terra.”

Princípios eternos

At 13, 23.26.33b.37-39.48

Da descendência de Davi, conforma havia prometido, Deus fez surgir para Israel um salvador, que é Jesus.”

Irmãos, descendentes de Israel e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada essa mensagem de Salvação.”

Tu és o meu filho, eu hoje te gerei.”

Mas aquele que Deus ressuscitou não conheceu a decomposição. Pois bem, irmãos, ficai sabendo: por meio dele vos é anunciado o perdão dos pecados. De tudo em que vós não pudestes ser justificados pela Lei de Moisés, Todo aquele que crê é justificado em Cristo.”

Os não Judeus se alegraram quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados a vida eterna abraçaram a fé.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não há portas fechadas para a evangelização que o Espírito santo não abra outro caminho ainda melhor.

Como posso pôr isso em prática?

Empenho evangelizador, consciência da missão e docilidade aos Espírito Santo.