O homem de Deus se torna a voz de Deus na tribulação. Quanto todos começam a perder o controle e a sensatez, ele é o sustento e o ponto de equilíbrio.
“Aconselho que vos alimenteis: é necessário para a saúde. Pois ninguém de vos perderá um só cabelo da cabeça.”
Era uma tribulação imensa, terrível, desproporcional! Já eram quatorze dias no mar sofrendo com a tempestade, em jejum. Eles estavam exaustos, irritados, tristes, com medo, e já sob a forte influência dos próprios instintos de sobrevivência. Tudo era muito perigoso.
Em meio a tudo isso, o homem de Deus faz a diferença! Ele se torna, ali, a voz de Deus, e em cada acerto vai ganhando mais crédito em suas palavras. O homem de Deus se torna a voz de Deus na tribulação. Quando todos começam a perder o controle e a sensatez, ele é o sustento e o ponto de equilíbrio.
Mas essa sabedoria de Paulo não surgiu como uma mágica ou um truque, ela é fruto de uma intimidade com Deus, a quem ele serve e que o protege. Ficou muito claro que Deus poupou a vida daqueles homens por causa de Paulo, apesar do caminho errado que tinham escolhido.
Precisamos aprender a ouvir as pessoas experientes e sensatas na fé. Elas nos ajudam a acertar no discernimento e a suportar, nos momentos difíceis, a tribulação que parece ser eterna.
Paulo já não era uma criança, e aquela não era a sua primeira viagem. Por isso até conselhos náuticos ele sabia dar no momento certo.
Está vivendo uma tempestade? Tem ouvido muitas coisas? Fique com o que é de Deus, com o que traz a marca de Deus: VERDADE, AMOR, MISERICÓRDIA, PERDÃO, RECONCILIAÇÃO, VIDA, FÉ.
Não escute conselhos desesperados e não escute conselhos de pessoas que não estão na firmeza da fé, mas se apegue aos homens e mulheres de Deus, que tem um testemunho de vida que os precede. Será mais fácil encontrar o discernimento correto.
Leia o trecho em At 27,27-44
Na Bíblia CNBB, página 1379
Título: O naufrágio
Promessas
At 27,34b
“Pois ninguém de vos perdera um cabelo da cabeça.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Homens e mulheres de Deus são a voz de Deus na tribulação. Deus quer que eu seja também essa voz para os outros, e que eu escute os homens de Deus que a mim falarem.
Como posso por isso em prática?
Atenção aos sinais e às palavras que me são dirigidas. Nelas posso discernir o que vem de Deus à medida que permaneço em comunhão com Ele.