Atos dos Apóstolos > Leitura #520

As violentas tempestades da vida

As violentas tempestades da vida chegam de forma assustadora, mas aqueles que temem a Deus, eles mantêm a confiança deles.

#520 As violentas tempestades da vida

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Apesar disso, aconselho que sejais corajosos, porque ninguém de vos vai morrer. Só perdereis o navio.”

Paulo tinha avisado do perigo. Ele, que é um homem de Deus, havia intuído em Deus que não deveriam prosseguir, mas, agora, já era tarde demais.

Veja, tem tempestades na vida que poderíamos evitar. Se ouvíssemos os conselhos, se escutássemos a nossa consciência, se calculássemos melhor os riscos, se esperássemos um pouco mais, se nos preparássemos melhor…

E quando não evitamos a tempestade que está por se manifestar, temos as consequências. Literalmente, só Deus pode nos salvar desse tipo de tempestade. Situações onde nós mesmos nos colocamos e, agora, presos, não conseguimos esperança de salvação.

“Por vários dias não vimos nem o sol, nem as estrelas, e a violenta tempestade continuava a nos ameaçar. Já tínhamos perdido toda esperança de salvação.”

É nessa hora que Deus age em favor do homem que lhe é fiel. Não que a misericórdia de Deus não seja para todos, mas, na nossa liberdade, escolhemos o caminho da salvação ou da condenação, e Deus respeita essa liberdade. Contudo, os que esperam n’Ele tem sua confiança recobrada.

“O anjo me disse: não tenhais medo Paulo. Devem comparecer diante de Cesar, e Deus concede a ti a vida de todos os teus companheiros de viagem.”

Portanto, quando Paulo ensina aos romanos que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8, 28) ele sabe o que está dizendo.

Leia o trecho em At 27, 13-26.

Na Bíblia CNBB; página: 1378-1379.
Título: A tempestade.

Promessas

At 27, 24

“O anjo me disse: não tenhais medo Paulo. Devem comparecer diante de Cesar, e Deus concede a ti a vida de todos os teus companheiros de viagem.”

Ordens

At 27, 22.24a.25

“Apesar disso, aconselho que sejais corajosos, porque ninguém de vos vai morrer. Só perdereis o navio.”

“O anjo me disse: Não tenhais medo Paulo.”

“Portanto coragem amigos! Tenho confiança em Deus de que as coisas acontecerão como me foi dito.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Podemos evitar muitos problemas na vida, se ouvirmos Deus, mas, se a tempestade for inevitavelmente violenta, é em Deus que devo me apegar.

Como posso por isso em prática?

Na oração e na Palavra, aprender com Deus a confiança na hora da tribulação.