Celebrar o dia santo em lugar santo deveria ser o desejo de todo cristão. O lugar é santificado pela ação de Deus na Sua Igreja viva. Experiência única de fé e unidade.
“Tinha pressa de estar em Jerusalém se possível para o dia de Pentecostes.”
Por esse motivo, Paulo não perdia tempo na viagem. Ele queria estar no lugar santo no dia santo. Ele queria celebrar, como todo cristão autêntico, as datas santas que marcaram a ação de Deus na história da Igreja, não apenas para perpetuação de sua memória, mas, sobretudo, para a perpetuação da ação de Deus em sua própria vida.
Aliás, não há melhor maneira de se perpetuar uma data santa do que fazendo a própria experiência de Deus nela. Pois o testemunho de quem a viveu renova a fé de quem experimentou o mesmo e evangeliza aqueles que ainda não conhecem esta graça.
No ano inteiro, temos datas importantes e santas! Dias santos e solenidades! A Igreja nos convida a celebrarmos estas datas em louvor e adoração a Deus por sua intervenção na vida da Igreja e da humanidade. Para fazer uma pequena recordação:
Todo domingo é dia santo, dia de missa! É o dia do Senhor! Dia em que Jesus ressuscitou e que os cristãos, desde o inicio da Igreja, celebram a Eucaristia. Portanto, o cristão deve ir à missa todos os domingos.
Há outros dias santos e outras solenidades que acontecem durante o ano inteiro, datas que, no Brasil, em sua maioria, é transferida para o Domingo (com permissão especial) para facilitar que todos possam participar.
Tríduo pascal, Natal, Pentecostes, Epifania do Senhor, Batismo do Senhor, Solenidade de Cristo Rei, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Festa da Misericórdia estão entre as principais solenidades do Senhor!
Além de muitas outras como: Natividade de Nossa Senhora, Natividade de São João Batista, São José, e sem falar nos padroeiros diocesanos e paroquiais!
Onde você vai estar no dia santo?
Paulo se esforçou para chegar em Jerusalém a tempo, porque ele sabia que o melhor lugar para se estar num dia santo é num lugar santo.
Leia o trecho em At 20,13-16
Na Bíblia CNBB, página 1370
Título: De Trôade a Mileto
*Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Dia santo em lugar santo! A Igreja tem isso como mandamento a seus fiéis: guardar domingos e festas de guarda!
Como posso pôr isso em prática?
Esforçar-me não pelo preceito, mas, antes, por gratidão e louvor a Deus e Suas maravilhas na minha vida e na vida da humanidade. Fomos criados para o louvor da Sua glória.