Atos dos Apóstolos > Leitura #508

Inculturação

Talvez o apóstolo Paulo tenha sido o primeiro cristão a viver a inculturação. Certamente, foi o que melhor o fez, ganhando muitas almas que abraçavam a fé em Cristo.

#508 Inculturação

Créditos: pcess609 / GettyImagens

Então Paulo levou os homens consigo. No dia seguinte, purificou-se com eles e entrou no templo, comunicando o prazo em que devia ser oferecido o sacrifício de cada um deles, logo após os dias da purificação.”

Essa passagem parece uma grande contradição na vida de Paulo. Afinal, ele pregava Jesus Cristo e a justificação da pessoa pela fé e não pelas obras. Pela graça de Deus e não pela observância da Lei. Ele pregou isso em todas as Igrejas por onde passou e as quais fundou. Agora, entrava no templo e fazia um voto com outros quatro homens, os quais ele mesmo financiou.

Então, agora, compreendemos o que é a inculturação. Paulo chega a Jerusalém onde muitos Judeus abraçaram a fé, ou seja, se tornaram cristãos! Mas as raízes judaicas são profundas, inclusive nos apóstolos. Estes, ao pregarem Jesus Cristo, não impediam ninguém de ir ao templo, de oferecerem votos entre outras coisas.

Não porque acreditassem realmente nelas como fonte de salvação, mas para que outros pudessem ser convencidos pela escritura, que Jesus é o Messias e que a Lei fala d’Ele como o Salvador. Ainda estávamos no início da Igreja e sabemos que para os judeus convertidos já foi difícil aceitar que não-judeus pudessem receber a mesma graça da salvação ser pertencerem a sua linhagem e tradições.(At 15).

Tudo para anunciar o Evangelho

Tiago, chefe da Igreja de Jerusalém, teme pela vida de Paulo e pela fé dos recém-convertidos. Assim ele propõe a Paulo que realize este voto. E Paulo aceita. Era contradição de Paulo? Não! Vejamos o que ele escreve aos Coríntios:

Assim, em relação a todos me fiz servo de todos a fim de ganhar o maior número possível. Com os judeus, me fiz Judeu, para ganhar os Judeus. Com os súditos da lei, me fiz súdito da lei – embora não fosse mais súdito da lei – , para ganhar os súditos da lei. Com os sem lei, me fiz sem lei – eu que não era sem a lei de Deus já que estava na lei de Cristo – , para ganhar os sem lei. Com os fracos, me fiz fraco, para ganhar os fracos. Para todos eu me fiz tudo, para certamente ganhar alguns. Por causa do Evangelho me faço tudo, para dele me tornar participante.”

Assim, compreendemos que Paulo não negou jamais sua fé nem os outros apóstolos, mas aprenderam a se adequarem às situações para ganhar as almas para Deus sem abandonar sua fé um Jesus Cristo. Há um momento e um processo para cada pessoa na sua caminhada com Deus, e por esse processo que Deus mesmo respeita, nós também aprendemos a respeitar, sendo sal e luz, sendo fermento na massa, até que Jesus Cristo reine totalmente em seus corações.

Leia o trecho em At 21,17-26

Na Bíblia CNBB, página 1371-1372
Título: Reencontro de Paulo e Tiago

Ordens

At 21,23-24

“Portanto, faze o que vamos dizer-te. Estão aqui quarto homens que tem uma promessa para cumprir. Leva-os contigo, purifica-te com eles, paga as tuas despesas para que possam mandar cortar os cabelos. Assim todos saberão que os boatos a teu respeito não tem fundamento e que tu também és fiel na observância da Lei.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

O lema sacerdotal do Padre Jonas é esse: Feito tudo para todos!

E ele nos revela em seus documentos para a comunidade que este também é o nosso lema. Esse é também o meu chamado.

Como posso pôr isso em prática?

Ser muito firme na minha fé e olhar com caridade e misericórdia para aqueles cuja fé ainda não amadureceu o bastante.