Mesmo diante do apelo emocionado dos irmãos e companheiros, Paulo segue adiante pronto para testemunhar a fé diante dos perigos que o aguardam.
“Eu estou pronto, não somente para ser preso, mas até para morrem em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.”
Não faltou quem quisesse impedir que Paulo viajasse a Jerusalém. Não faltou nem mesmo ação sobrenatural. Um profeta veio revelar que a cadeia aconteceria, mas Paulo estava obstinado e convencido de que era essa a vontade de Deus e que ele deveria sim subir a Jerusalém para anunciar e testemunhar o nome de Jesus.
Será que teríamos essa coragem toda? Mesmo depois de tantos avisos, tantos beijos e abraços emocionados em cada lugar onde encontravam discípulos? Paulo, que já tinha sofrido tanto por causa do nome de Jesus, ainda sofreria mais.
O sofrimento de Paulo será recompensado com uma evangelização no “centro do mundo” de sua época, abrindo caminhos que antes eram desbravados somente pelos apóstolos mais antigos.
Chama atenção nessa passagem, o cuidado, o carinho, o amor com que os discípulos tratam Paulo e seus companheiros, sobretudo Paulo, que, por sua entrega e sua vida apostólica, era conhecido e amado por muitas igrejas (ou comunidades) das quais a sua grande maioria fundadas por ele.
Para nós, é importante percebermos que Paulo não chega o ponto que está de um dia para o outro nem de qualquer maneira. Paulo viveu a fidelidade do dia a dia e foi adquirindo têmpera para estar pronto para cada desafio que surgirá a sua frente.
Assim é a nossa caminhada, precisa de têmpera, tempo e fidelidade para que estejamos prontos para testemunhar a fé quando o momento chegar.
Leia o trecho em At 21,1-16
Na Bíblia CNBB, página 1371
Título: A volta a Jerusalém
Promessas
At 21,11
“Ele veio ao nosso encontro, pegou um cindo de Paulo e, amarrando nos próprios pés e mãos declarou: Isto é o que diz o Espírito Santo: O homem a quem pertence este cinto será amarrado deste modo pelos Judeus, em Jerusalém, e será entregue às mãos dos pagãos.”
Princípios Eternos
At 21,14b
“Seja feita a vontade do Senhor!”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A melhor forma de estar preparado para testemunhar Jesus Cristo e fazer isso todos os dias nas pequenas a coisas ordinárias da vida. Desde a vida de oração ao trato com os irmãos, à honestidade com as coisas do mundo e com as de Deus, a fidelidade na dor e na doença.
Como posso pôr isso em prática?
A começar da oração, buscar a fidelidade, lutar por ela. Buscar uma intimidade profunda com a Santíssima trindade, a começar de Jesus, na Adoração Eucarística.