Assim como Paulo, podemos realizar a vida na vontade de Deus, a partir do momento em que compreendemos que a nossa existência só encontra sentido nele.
“Mas de modo algum considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o ministério que recebi do Senhor Jesus: anunciar a Boa Nova da graça de Deus.”
Paulo deixa várias recomendações aos sacerdotes da igreja de Éfeso e que foram se despedir dele em Mileto. Paulo se encaminhava para Jerusalém e quis fazer uma despedida formal, pois sabia que não voltaria a vê-los pessoalmente. Seu discurso foi repleto de amor, cheio de caridade paterna, de firmeza pastoral, era mesmo um adeus!
Comovente e de uma riqueza espiritual enorme, quando ele define a importância de sua vida de sua existência. Em outras palavras: eu vivo para a missão, ou ainda, “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra” (Jo, 4, 34).
Quando eu descobri a minha vocação à Comunidade Canção Nova, a minha vida também tomou novos rumos. O chamado de Deus tem uma força de atração irresistível, de tal maneira que não podemos mais ser os mesmos depois de conhecê-Lo.
Precisamos perseguir a sua voz, aquela que nos chama pelo nome, e realizar o que ela nos diz. Nela, encontramos sentido pleno para nossa existência, por causa dela suportamos tribulações sobre tribulações; apoiados nela, permanecemos fiéis; por causa dela, não desistimos. Essa voz é a voz de Jesus. O amor da nossa vida. A razão de tudo, o sentido de tudo o que somos, temos e fazemos.
Paulo descobriu isso no caminho para Damasco. Eu descobri isso no 2º andar de uma escola municipal, participando de um encontro, em que recebi o batismo no Espírito Santo, em 15 de maio de 1993. E nunca mais fui o mesmo!
Leia o trecho em At 20, 17-38.
Na Bíblia CNBB; página 1370.
Título: Discurso de despedida em Milet.
Promessas
At 20, 29-30
“Eu sei que depois de minha partida surgirão entre vós lobos ferozes que não pouparão o rebanho. Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas, que arrastarão discípulos atrás de si.”
Ordens
At 20, 28.31
“Cuidai de vós mesmos e do rebanho que o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiães, como pastores da igreja de Deus que ele adquiriu com seu sangue.”
“Por isso estai atentos: lembrai-vos de que durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular.”
Princípio Eterno
At 20, 35b
“Há mais felicidade em dar do que em receber.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Sou chamado como Paulo a viver para aquilo que fui criado, para a missão a qual Deus me confiou, ao pensar em mim. Evangelizar! Sou Canção Nova e a minha Missão é evangelizar.
Como posso pôr isso em prática?
Levar ao cumprimento o que me foi confiado pela Comunidade e também o que me foi confiado por Deus de maneira particular.