Atos dos Apóstolos > Leitura #509

Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus

“Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”, essa frase de Paulo encontra sentido através de Sua prisão. A aparente derrota é, na verdade, a salvação.

#509 Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

Apoderaram-se de Paulo e o arrastaram para fora do templo.”

“Já estavam prontos para matá-Lo quando chegou o comandante da corte. Então o comandante aproximou-se, deteve Paulo e mandou que o prendessem com duas correntes. Quando chegou junto aos degraus teve que ser carregado pelos soldados, por causa da violência da multidão.”

Quando a cadeia se torna salvação é um sinal claro de que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus.

Paulo, certamente, seria espancado até a morte pelos judeus. Eles esperaram anos por aquela oportunidade e não perderiam a chance de se vingarem daquele que havia convertido multidões ao Cristianismo.

A tentativa de Tiago e dos anciãos durou pouco tempo e nem chegou ao final dos votos que ele e os outros quatro homens fizeram. Eles viram Trófimo, de Éfeso, andando com Paulo na cidade e achavam que Paulo o havia levado ao templo, sendo ele de origem pagã. A essa altura tudo era motivo para matar Paulo. Ele, literalmente, precisava de um milagre para escapar com vida. E foi a cadeia que o libertou.

Quando somos livres para Deus, livres de coração, de corpo e alma, estamos livres em qualquer situação, até presos ou enfermos. Pois a nossa liberdade não vem dos homens, e sim de Deus, que liberta nosso coração de toda cadeia humana. Assim, Paulo foi preso, mas liberto das mãos dos Judeus.

Leia o trecho em At 21, 27-36

Na Bíblia CNBB; página 1372.
Título: Tumulto no templo e prisão de Paulo.

*Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus. Se estamos em Deus, os acontecimentos ruins não terão a última palavra, mas Deus se valerá até mesmo deles para o nosso bem, para a nossa salvação.

Como posso pôr isso em prática?

Na vigilância da minha caminhada. Manter-me fiel a Deus para que Sua graça me acompanhe, conduza e proteja; e que eu esteja pronto para identificar a sua providência em minha vida.