Carta aos Colossenses > Leitura #239

Outros tem se fatigado por mim

Outros tem se fatigado por mim, na fidelidade ao evangelho. Cada qual em seu chamado específico, edificando o corpo de Cristo do qual faço parte.

“Esta saudação, eu, Paulo, a escrevo de próprio punho. Lembrai-vos de minhas correntes. A graça esteja convosco!”

Que desfecho maravilhoso desta carta linda de São Paulo aos Colossenses! Ele manda notícias, dá as últimas instruções, valoriza os irmãos daquele comunidade e faz questão de dizer que é ele que escreve de próprio punho. Aquele que estava preso mais uma vez, tem os olhos fixos na sua missão e encoraja a comunidade reconhecendo o ministérios daqueles que o acompanham como Onésimo e Epafras, mas também realiza a gentileza de promover a reconciliação de Marcos, primo de Barnabé, com os Cristãos que conhecem Paulo, pois aquele outrora o havia abandonado na missão… agora, anos depois, Marcos é um dos que ajuda a consolar o coração do apóstolo, já idoso e fadigado das batalhas pelo evangelho, merecendo assim a confiança das comunidades fundadas por Paulo. Interessante que Arquipo recebe uma atenção especial quanto ao ministério que recebeu do Senhor, ao que tudo indica é um sacerdote que neste momento passa por alguma dificuldade e Paulo o está exortando.

Como é bonito ver que nada disso é segredo e que Paulo quer que a carta seja lida em muitas comunidades. É assim ainda hoje,a Igreja não precisa esconder nada, nem seus limites, nem suas qualidades, pois a nossa humanidade é batizada no Espírito Santo que realiza em todos nós o querer de Cristo.

Leia o trecho em Cl 4, 7-18

Na Bíblia cnbb página 1451-1452

Título: Informações pessoais e saudações

Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

É necessário valorizar os dons de todos da nossa comunidade. Cada um tem o seu lugar e a sua missão.

Como posso pôr isso em prática?

Quando eu ver uma boa ação do meu irmão, farei questão de elogiar ou agradecer e esta boa ação eu vou levar ao conhecimento de tantos quantos eu puder na comunidade ou meio onde estivermos inseridos.