Carta aos Efésios > Leitura #219

A luta contra o mal

A luta contra o mal é mais ampla e real do que pensamos, e a preparação para ela não é menos importante. Pena que nem sempre nos recordemos disso.

A luta contra o mal

Crédito: Anton Vierietin / Getty Images

“Em fim, fortalecei-vos no Senhor, no poder da sua força; revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo.”

Porque nossa luta não é contra homens, mas contra espíritos malignos espalhados pelos ares. Mas a armadura de Deus nos tornará forte no combate.

O cinturão da verdade, a couraça da justiça e as sandálias do anúncio da boa nova revestem meu ser com a proteção de Deus. O escudo da fé e a espada do espírito são as armas desta armadura. Há sim, pessoas más. Há gente que leva a vida fazendo maldades e servindo ao mal, decidida e constantemente, de forma que o mal ou a maldade tornou-se um projeto de vida. Mas, mesmo assim, é possível recuperar esta pessoa, é possível salvá-la! Já no alto da cruz, Jesus faz isso com um dos condenados ao seu lado. Porque ele se abriu à graça, e Jesus pode salvá-lo do inferno. E o que dizer de Santo Agostinho? Afastado de Deus por décadas, numa vida completamente desajustada na moral e na fé, hoje é santo e doutor da Igreja.

Um espírito maligno, no entanto, não se converte, está condenado para sempre, e por isso é o nosso maior inimigo. Para derrotá-lo, basta estarmos firmes na fé em Jesus. Contudo, nossa inconstância nos obriga a ficarmos atentos, porque o nosso inimigo está à espreita.

Leia o trecho em Ef 6,10-24

Na Bíblia CNBB, página 1442
Título: A luta contra o mal

Ordens

Ef 6, 10-11.13-20

“Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força; revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo.”

“Por isso protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir ao mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes, ficai, pois, de prontidão tendo a verdade como cinturão e a justiça como couraça e os pés calçados com o zelo em anunciar a boa nova da paz. Em todas as circunstancias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do maligno. Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Com toda espécie de preces e súplicas, orai constantemente no espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os santos. Orai também por mim, suplicando que a Palavra de Deus seja colocada minha minha boca, de maneira que eu possa anunciar abertamente o mistério do evangelho, do qual, em minhas algemas, sou embaixador.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Entender que as pessoas não são meus reais inimigos é fundamental no processo de salvação e libertação pessoal e comunitário. Todos somos, de alguma forma, vítimas da tentação que escolhemos aderir, porque fomos enganados por falsas promessas.

Como posso pôr isso em prática?

A oração, pedindo a Deus a visão e o entendimento do mundo espiritual, pode me ajudar a desmascarar as armadilhas deixadas pelo demônio no meu caminho e no caminho dos meus irmãos.