Carta aos Efésios > Leitura #218

O cristão e sua postura com a autoridade

O cristão e sua postura com a autoridade é chamado a revelar a obediência a exemplo de Jesus, assim como a autoridade, pois o Senhor vê a todos.

O cristão e sua postura com a autoridade

Créditos: Getty Images / Jacoblund

“Sabendo que cada um, seja escravo ou livre, receberá a paga pelo bem que tiver feito.”

A orientação da Bíblia sobre autoridade e submissão parece estar fora de foco nos nossos tempos, sobretudo porque, hoje, não se tolera nem mesmo algumas “brincadeiras”, e até mesmo olhares que venham a causar ofensa entre patrão e empregado são problemas. Obedecer a alguém como ao Senhor parece muito difícil até de ouvir.

Mas, se ficarmos atentos ao ensinamento, vamos percebendo que a referência de autoridade e submissão vai além da pessoa, vai além do homem. O cristão deve reconhecer que seu patrão aqui na terra representa a autoridade de Deus, por isso, Deus é honrado quando se obedece de bom coração a uma autoridade terrestre.

É claro que essa regra cai por terra quando se trata de uma ordem que venha a ofender a lei de Deus.

Mas, ainda que o patrão seja duro de coração, por testemunho, o cristão deve ser submisso, porque a autoridade que está naquele homem vem de Deus, mesmo que esteja sendo mal usada. Isso não significa deixar-se abusar e servir de brinquedo nas mãos de ninguém, em cada empresa existem normas; e nosso pais tem leis que devem ser cumpridas. Mas falamos das situações em que não temos abusos, mas temos pessoas difíceis de lidar por vários motivos, e precisamos dar testemunho de Cristo.

Mas os patrões também responderão por aquilo que fizerem aos seus empregados e são chamados igualmente a dar testemunho, se forem cristãos. E ainda que não sejam cristãos, é pelo bem que fizerem que serão julgados.

Leia o trecho em Ef 6, 5-9.

Na Bíblia CNBB; página 1441-1442.
Título: Escravos e senhores

Ordens

Ef 6, 5-7.9

“Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo como ao próprio Cristo, com temor e grande respeito de coração sincero; não como quem serve somente sob o olhar do seu senhor, buscando agradar a seres humanos, mas como escravos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus. Servi de bom grado como se estivésseis servindo ao Senhor e não a simples homens…”

“E vós, senhores, fazei-o o mesmo para com os escravos. Deixai de lado as ameaças, sabendo que o Senhor – Senhor deles e vosso – está nos céus e não faz acepção de pessoas.”

Promessas

Ef 6, 8

“Sabendo que cada um, seja escravo ou livre, receberá a paga pelo bem que tiver feito.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Transcender vem além das aparências. Autoridade vem de Deus e é a Ele que devo honrar. Seja mandando ou obedecendo.

Como posso pôr isso em prática?

Temor de Deus. Lembrar sempre que Deus me vê!