Tudo posso n’Aquele que me dá força: Jesus! Aprender a viver a dependência de Deus é essencial. É ela quem forja, no fogo das provações, os homens e mulheres de Deus.
“Tudo posso naquele que me dá força.”
Não sou exegeta, mas arrisco dizer que a comunidade dos Filipenses é uma das mais amadas pelo apóstolo Paulo. Nessas linhas que lemos no final da carta, podemos perceber, mais uma vez, esse carinho e gratidão, sobretudo por causa do cuidado com o bem-estar do apóstolo, a preocupação com sua vida e saúde mesmo ele estando hospedado em outras comunidades cristãs.
Ao elogiar essa atitude, Paulo não quer dizer que é por isso que os ama, mas, antes, agradecer e incentivar que continuem assim também como os irmãos na fé, pois são exemplo da caridade cristã.
Testemunhando que sabe viver na pobreza e na riqueza, Paulo quer também dizer que a nossa vida está nas mãos da Divina Providência, e não na ajuda humana. É bem verdade que o Senhor se utiliza das pessoas para nos ajudar, mas a Sua providência vai além das nossas iniciativas a gestos de caridade, e é exatamente por isso que o apóstolo canta: “Tudo posso naquele que me dá força”.
Seguindo o exemplo dos apóstolos e crendo que Deus proverá todas as coisas, nós também nos lançamos nas mãos da Divina Providência e, com nossas próprias mãos e nossos sentidos, buscamos, na caridade cristã, uma forma expressiva de revelar o amor de Deus aos nossos irmãos na fé.
POR PROBLEMAS TÉCNICOS, ESTE POST ESTÁ SEM ÁUDIO.
Leia o trecho em Fl 4,10-23
Na Bíblia CNBB, página 1447
Título: Agradecimentos e saudações
Promessa
Fl 4,19
“O meu Deus proverá magnificamente, segundo a sua riqueza, no Cristo Jesus, a todas as vossas necessidades.”
Ordem
Fl 4,21a
“Saudai todos e cada um dos santos em Cristo Jesus.”
Princípio Eterno
Fl 4,13
“Tudo posso naquele que me dá força.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Aquele que vive nas mãos da Divina Providência sabe viver nas diversas circunstâncias da vida e é sensível à caridade cristã.
Como posso pôr isso em prática?
Mt 6,33
“Buscai primeiro o reino de Deus e sua Justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo.”
É na confiança prática à Palavra de Deus.
Fim da carta aos Filipenses.