Carta aos Filipenses > Leitura #230

Tudo posso naquele que me da força

Tudo posso naquele que me dá força: Jesus! Aprender a viver a dependência de Deus é essencial. É ela quem forja no fogo das provações, os homens e mulheres de Deus.

“Tudo posso naquele que me dá força.”

Não sou exegeta, mas arrisco dizer que a comunidade dos Filipenses é uma das mais amadas pelo apóstolo Paulo. Nestas linhas que lemos no final da carta, podemos perceber mais uma vez esse carinho e gratidão sobretudo por causa do cuidado com o bem estar do apóstolo, a preocupação com sua vida e saúde mesmo ele estando hospedado em outras comunidades cristãs.

Ao elogiar essa atitude, Paulo não quer dizer que é por isso que os ama, mas antes, agradecer e incentivar que continuem assim também como os irmãos na fé, pois são exemplo da caridade cristã.

Testemunhando que sabe viver na pobreza e na riqueza, Paulo quer também dizer que a nossa vida está nas mãos da Divina providência e não na ajuda humana. É bem verdade que o Senhor se utiliza das pessoas para nos ajudar, mas a sua providência vai além das nossas iniciativas a gestos de caridade, e é exatamente por isso que o apóstolo canta: “Tudo posso naquele que me dá força.”

Seguindo o exemplo dos apóstolo e crendo que ele proverá todas as coisas nós também nos lançamos nas mãos da divina providência e, com nossas próprias mãos e sentidos, buscamos na caridade cristã, uma forma expressiva de revelar os amor de Deus aos nossos irmãos na fé.

POR PROBLEMAS TÉCNICOS ESTE POST ESTÁ SEM ÁUDIO.

Leia o trecho em Fl 4, 10-23

Na Bíblia cnbb página 1447

Título: Agradecimentos e saudações

Promessa

Fl 4, 19

“O meu Deus proverá magnificamente, segundo a sua riqueza, no Cristo Jesus, a todas as vossas necessidades.”

Ordem

Fl 4, 21a

“Saudai todos e cada um dos santos em Cristo Jesus.”

Princípio Eterno

Fl 4, 13

“Tudo posso naquele que me dá força.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Aquele que vive nas mãos da divina providência sabe viver nas diversas circunstâncias da vida e é sensível à caridade cristã.

Como posso pôr isso em prática?

Mt 6, 33

“Buscai primeiro o reino de Deus e sua Justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo.”

É na confiança prática à palavra de Deus.

Fim da carta aos Filipenses.