Carta aos Gálatas > Leitura #204

A nova criatura

A nova criatura, marcada pela cruz de Cristo, não admite mais o jugo da lei em seu coração e em sua vida. O que conta é Cristo e Sua lei de amor.

#204A nova criatura

Crédito:RomoloTavani / Getty Images

Ser ou não ser circuncidado não tem importância; o que conta é ser nova criatura.”

Assim, Paulo encerra o assunto com os gálatas e espera ter atingido seu objetivo de tirá-los ‘das garras dos lobos’ que queriam assaltar a fé deles. Era preciso assumir-se como nova criatura. O apóstolo teve de ser claro e até mesmo duro em suas palavras, a fim de não deixar qualquer dúvida quanto aos riscos que seu rebanho estava correndo por colocar a sua esperança na carne e não no Espírito. Carne aqui significa a lei judaica, selada pela circuncisão; Espírito é a graça de Cristo que emana da Cruz e liberta por seus méritos todo o homem e o homem todo.

Permanecer na graça que receberam é, agora, o desafio dos gálatas sem a presença de seu pastor, Paulo, em pessoa, mas com seu espírito e fé vigorosa presente através de suas cartas. Agora, a criatura nova gerada pelo Espírito Santo deve vir à tona e se manifestar com frutos que permaneçam.

Leia o trecho em Gl 6,11-18

Na Bíblia CNBB, página 1435

Título: Conclusão da carta

Princípio eterno

Gl 6,15

Ser ou não ser circuncidado não tem importância; o que conta é ser nova criatura.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Permanecer firme no Evangelho que recebemos desde o princípio e cuidar para que ninguém o roube, mas antes entender a lei de Cristo nele presente e o que ela realiza em minha vida.

Como posso pôr isso em prática?

Conservar-me nas origens da Igreja, o que ela é hoje e sempre foi desde o princípio. A leitura espiritual e o estudo do Catecismo da Igreja e de outros documentos pode fortalecer a minha fé contra as investidas das trevas.