Carta aos Hebreus > Leitura #797

A oração mais poderosa do mundo

A oração mais poderosa do mundo é a Santa Missa, porque é a memória do Sacrifício de Cristo que salvou a humanidade!

#797 A oração mais poderosa do mundo

Créditos:
Eva Blanco by GettyImages.

“Desse modo, o Espírito Santo mostra que, enquanto existe a primeira tenda, o caminho para o santuário ainda não está aberto.”

A oração mais poderosa do mundo, aquela única que é capaz de salvar a humanidade, não poderia ser feita por qualquer um. Assim, Jesus se encarregou dessa tarefa, e a cumpriu de maneira irrevogável.

A Santa Missa é essa oração mais poderosa do mundo. O sacrifício de Jesus Cristo pela humanidade supera todos os outros que eram realizados antes, na antiga aliança. Os motivos são elencados neste trecho que, na sequência das leituras anteriores, podemos compreender com clareza a grandiosidade do poder salvífico de Cristo.

Cristo é sacerdote segundo a ordem de Melquisedec; seu sacerdócio é autenticado por um juramento; Ele entra num santuário não feito por mãos humanas nem pertencente a esta criação: o céu; Ele não usa sangue alheio para o sacrifício, mas seu próprio sangue e uma única vez; Ele comparece diante de Deus em nosso favor.

Todas essas realidades estão presentes na Santa Missa, sacrifício incruento (sem derramamento de sangue), que a Igreja celebra e atualiza, desde a ressurreição de Cristo até que ele venha numa segunda vez. É o seu corpo e seu sangue que comungamos, é o sangue da nova e eterna aliança.

Leia o trecho em Hb 9,11-27

Na Bíblia CNBB, página 1482-1483

Título: O sacrifício único de Cristo

Promessas

Hb 9,13-14.28

De fato, se o sangue de bodes e touros e a cinza de novilhas espalhadas sobre os seres impuros os santificam, realizando a pureza ritual dos corpos, quanto mais o sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”

“Assim também Cristo, oferecido uma vez por todas para tirar o pecado da multidão, aparecerá uma segunda vez, não mais em relação ao pecado, mas para salvar aqueles que o esperam.”

Princípios Eternos

Hb 9,11-18.22-27

Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Ele entrou no santuário através de uma tenda maior, e mais perfeita não feita por mãos humanas. Nem pertencendo a esta criação. Ele entrou no Santuário não com o sangue de bodes e bezerros, mas com seu próprio sangue, e isto, uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. Pois, em virtude do Espírito Eterno Cristo, ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

Por isso, Ele é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele redimiu as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. Assim, aqueles que são chamados recebem a herança eterna prometida. Ora, onde há testamento é preciso que seja constatada a morte de quem o fez, pois um testamento só tem valor depois da morte; não tem efeito nenhum enquanto ainda vive aquele que o fez. Foi por isso que nem a primeira aliança foi inaugurada sem sangue.”

E assim, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com o sangue, e sem derramamento de sangue não existe perdão. Portanto, as cópias das realidades celestes tinham de ser purificadas dessa maneira, mas as próprias realidades celestes devem ser purificadas com sacrifícios melhores. De fato, Cristo não entrou num Santuário feito por mão humana, imitação do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus em nosso favor. 

Porque se fosse assim, deveria ter sofrido muitas vezes desde a origem do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pela imolação de si mesmo. E como está determinado que os homens morram uma só vez, e depois vem o julgamento, assim também Cristo, oferecido uma vez por todas para tirar o pecado da multidão, aparecerá uma segunda vez, não mais em relação ao pecado, mas para salvar aqueles que o esperam.”

Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você hoje e como pôr isso em prática em sua vida.